Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufrn.br/handle/123456789/23108
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.authorSilveira, Lauro Carvalho da-
dc.date.accessioned2017-05-26T00:28:34Z-
dc.date.available2017-05-26T00:28:34Z-
dc.date.issued2016-04-26-
dc.identifier.citationSILVEIRA, Lauro Carvalho da. Relações entre a CNI e o PRONATEC. 2016. 108f. Dissertação (Mestrado em Ciências Sociais) - Centro de Ciências Humanas, Letras e Artes, Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Natal, 2016.pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufrn.br/jspui/handle/123456789/23108-
dc.description.abstractThis thesis aims to analyze the relationship of the National Confederation of Industry (CNI) with the National Program for Access to Technical Education and Employment (Pronatec), considering the related implementation factors that influence the implementation of the program; the place it occupies Pronatec and CNI in professionalizing public policies; and the presence of industry system in offering the program's courses. In this way, we try to answer the following question: what is the interest of the CNI in Pronatec? This is because even offering much of Pronatec courses (at SENAI and SESI) the unproductive industry hires graduates students. So we start from the idea that the interest of the CNI in Pronatec is in offering courses and expand their educational market. But, to test our hypothesis we see some changes. We did this based on the study in three stages: the state, business, and the relationship with the formulation of public policies (OFFE, 1984; Diniz, 1979; Poulantzas, 2000); then deepening the analysis of the performance of the industrial business as a political subject and the formulation and characteristics of Pronatec (RODRIGUES, 2007; BASSO, 2014); and finally, evaluating the program implementation process, highlighting the participation of the CNI, which occurs this from formulation to offer courses (Leopoldi, 2010; MANCUSO, 2007; POCHMANN, 2007; DRAIBE, 2001). It was possible to see that in addition to the expansion of the educational market, profits in the provision of courses, CNI seeks to Pronatec expand its political influence to the business community and the Brazilian State.pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectPronatecpt_BR
dc.subjectAvaliação de políticas públicaspt_BR
dc.subjectEstado capitalistapt_BR
dc.subjectConfederação Nacional da Indústriapt_BR
dc.titleRelações entre a CNI e o PRONATECpt_BR
dc.typemasterThesispt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.initialsUFRNpt_BR
dc.publisher.programPROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM CIÊNCIAS SOCIAISpt_BR
dc.contributor.authorIDpt_BR
dc.contributor.authorLatteshttp://lattes.cnpq.br/1553309432029110-
dc.contributor.advisorIDpt_BR
dc.contributor.advisorLatteshttp://lattes.cnpq.br/5842101500628299-
dc.contributor.referees1Paiva, Irene Alves de-
dc.contributor.referees1IDpt_BR
dc.contributor.referees1Latteshttp://lattes.cnpq.br/7842254018559167-
dc.contributor.referees2Moura, Dante Henrique-
dc.contributor.referees2IDpt_BR
dc.contributor.referees2Latteshttp://lattes.cnpq.br/1720357515433453-
dc.description.resumoA presente dissertação tem como objetivo analisar as relações da Confederação Nacional da Industria (CNI) com o Programa Nacional de Acesso ao Ensino Técnico e Emprego (Pronatec), considerando os fatores ligados a implementação que influenciam na execução do programa; o local que ocupa o Pronatec e a CNI dentro das políticas públicas profissionalizante; e a presença do sistema indústria no oferecimento dos cursos do programa. Desta forma, tentamos responder a seguinte questão: qual o interesse da CNI no Pronatec? Isso porque, mesmo oferecendo grande parte dos cursos do Pronatec (pelo SENAI e SESI) a indústria produtiva pouco contrata os estudantes formados. Assim, partimos da ideia de que o interesse da CNI no Pronatec é em ofertar os cursos e expandir o seu mercado educacional. Mas, ao testar nossa hipótese verificamos algumas alterações. Fizemos isso com base no estudo em três etapas: do Estado, empresariado e a relação com a formulação das políticas públicas; em seguida aprofundando na análise da atuação do empresariado industrial enquanto sujeito político e da formulação e características do Pronatec (RODRIGUES, 2007; BASSO, 2014); e por fim, avaliando o processo de implementação do programa, destacando a participação da CNI, que se verifica presente desde a formulação até a oferta dos cursos (LEOPOLDI, 2010; MANCUSO, 2007; POCHMANN, 2007; DRAIBE, 2001). Foi possível perceber que além da expansão do mercado educacional, dos lucros na oferta dos cursos, a CNI busca com o Pronatec ampliar sua influência política perante o empresariado e o Estado brasileiro.pt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::OUTROS::CIENCIAS SOCIAISpt_BR
Aparece nas coleções:PPGCS - Mestrado em Ciências Sociais

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
RelaçõesCNIPRONATEC_Silveira_2016.pdf709,05 kBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.