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Título: A configuração do campo da educação profissional no Brasil
Autor(es): Mederios Neta, Olivia Morais de
Palavras-chave: Educação profissional;Produção do conhecimento;Campo científico;Brasil
Data do documento: Ago-2016
Referência: MEDEIROS NETA, Olivia Morais. A configuração do campo da educação profissional no Brasil. Holos (Natal. Online), v. 6, p. 50, 2016. Disponível em: <http://www2.ifrn.edu.br/ojs/index.php/HOLOS/article/view/4947>. Acesso em: 24 abr. 2017.
Resumo: O objetivo desse texto é o de debater sobre a configuração do campo da educação profissional (EP), atentando às inter-relações desse campo e aos desafios a ele concernentes. Para tanto, mapeamos a produção sobre EP no Portal Capes, sendo consideradas as publicações disponíveis no Portal até o ano de 2014 e o termo educação profissional, com a utilização das aspas. Para a compreensão da configuração do campo de produção do conhecimento em Educação Profissional, nos aproximamos do entendimento de campo científico de Bourdieu. A partir das análises, podemos considerar que o campo da EP no Brasil vem se configurando pelas inter-relações de temáticas como educação e trabalho na leitura da EP como modalidade de ensino e espaço de disputas políticas. E mais, o campo da EP no Brasil vem ganhando novos contornos com objetos e temas provenientes das transformações históricas vinculadas as políticas públicas voltadas à EP
Abstract: The aim of this paper is to discuss the setting up of vocational education field, considering the interrelationships of the field and the challenges to it concerning. To this end, we map the production of vocation education in Portal Capes, considering the publications available on the Portal by the year 2014 and the term professional education, with the use of quotation marks. For understanding the configuration of the Vocational Education in knowledge of the field, we approach the scientific field of understanding of Bourdieu. From the analysis, we can consider that the field of vocation education in Brazil has been setting the thematic interrelations as education and work on reading the vocation education as a teaching mode and space of political disputes. Moreover, the field of vocation education in Brazil is gaining new contours with objects and themes from the historical transformations related public policies for the vocation education
URI: https://repositorio.ufrn.br/jspui/handle/123456789/23168
ISSN: 1807-1600
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