Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufrn.br/handle/123456789/23720
Título: Atributos motivacionais na escolha de hostels como meios de hospedagem
Autor(es): Mané, Alexandra Nhara Martins
Orientador: Ferreira, Lissa Valéria Fernandes
Palavras-chave: Atributos motivacionais;Comportamento do consumidor;Experiências;Hostels
Data do documento: 26-Mai-2017
Referência: MANÉ, Alexandra Nhara Martins. Atributos motivacionais na escolha de hostels como meios de hospedagem. 2017. 92f. Dissertação (Mestrado em Turismo) - Centro de Ciências Sociais Aplicadas, Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Natal, 2017.
Resumo: Os meios de hospedagem, como componentes importantes para a atividade turística, possuem um conjunto de elementos que contribuem para competitividade do setor. Os hostels são um desses elementos, e que, em especial, têm se destacados por possuírem como proposta oportunizar a troca de experiências a seus hóspedes. Neste sentido, ter conhecimento em relação às mudanças comportamentais de seus consumidores torna-se importante para geração de vantagem competitiva, considerando a complexidade de estudo do comportamento do consumidor e os fatores que influenciam nas decisões de escolha. Ressalta-se, acerca disso, a importância de identificar os valores dos consumidores, sejam eles intrínsecos ou extrínsecos. Esta pesquisa apresenta como objetivo principal, a análise dos atributos motivacionais para escolha dos hostels como meios de hospedagem. A metodologia utilizada para alcançar o objetivo proposto neste estudo consiste em duas etapas: na primeira, foi aplicado o questionário contendo seis perguntas do tipo fechadas para identificar o perfil do novo consumidor de hostels no Brasil; em seguida, foram realizados grupos focais online por intermédio do aplicativo Messenger, a fim de identificar os principais atributos de escolha dos hostels. De tal forma, a pesquisa caracteriza-se como exploratório-descritiva, com abordagem qualitativa. Para análise dos dados, foi utilizado o software NVivo 11 com vias a facilitar a interpretação crítica do conteúdo. Foram analisados os relatos e discussões de 53 participantes dos grupos focais online, cujos resultados apontaram um novo consumidor de hostel no Brasil que tem, como prioridades, a interação com outros hóspedes, as experiências e trocas culturais e o custo-benefício, classificados como atributos que mais agregam valor ao escolher um hostel como meio de hospedagem turística. Conclui-se com a apresentação das tendências dos hostels em virtude do aumento da demanda turística com foco nas experiências. Tendo em vista que o turismo torna-se, neste caso, o facilitador de trocas sociais, possibilitando o encontro de pessoas de diferentes países e culturas em um só lugar.
Abstract: The means of lodging, as important components for the tourist activity, have a set of elements that contribute to the competitiveness of the sector. The hostels are one of these elements, and in particular, they have been highlighted because they have the opportunity to offer the exchange of experiences to their guests. In this sense, knowledge about the behavioral changes of its consumers becomes important for the generation of competitive advantage, considering the complexity of the study of consumer behavior and the factors that influence choice decisions. The importance of identifying consumer values, whether intrinsic or extrinsic, is emphasized. This research presents as main objective, the analysis of the motivational attributes to choose the hostels as means of lodging. The methodology used to reach the goal proposed in this study consists of two steps: first, the questionnaire was applied, containing six closed-ended questions to identify the profile of the new consumer of hostels in Brazil; Then online focus groups were conducted through the Messenger application in order to identify the main attributes of hostel choice. Thus, the research is characterized as exploratory-descriptive, with a qualitative approach. For the analysis of the data, NVivo 11 software was used with ways to facilitate the critical interpretation of the content. We analyzed the reports and discussions of 53 participants of the online focus groups, whose results pointed out a new hostel consumer in Brazil that has, as priorities, interaction with other guests, experiences and cultural exchanges and cost-benefit, classified as attributes Which add more value when choosing a hostel as a means of tourist accommodation. It was concluded with the presentation of the trends of the hostels due to the increase of tourist demand with focus on the experiences. Given that tourism becomes, in this case, the facilitator of social exchanges, making it possible to meet people from different countries and cultures in one place.
URI: https://repositorio.ufrn.br/jspui/handle/123456789/23720
Aparece nas coleções:PPGT - Mestrado em Turismo

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
AlexandraNharaMartinsMane_DISSERT.pdf1,45 MBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.