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Título: As medidas de higiene mental propostas por Luiz Antonio dos Santos Lima e a Legislação Educacional Norte-Rio-Grandense (1889-1930)
Autor(es): Silva, Juliana da Rocha e
Palavras-chave: Medidas de higiene;Corpo;Mente;Educação escolar
Data do documento: 19-Mai-2017
Referência: SILVA, Juliana da Rocha e. As medidas de higiene mental propostas por Luiz Antonio dos Santos Lima e a Legislação Educacional Norte-Rio-Grandense (1889-1930). 2017. 135f. Tese (Doutorado em Educação) - Centro de Educação, Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Natal, 2017.
Resumo: Esta investigação relaciona as medidas de higiene escolar propostas pelo médico e educador Luiz Antonio dos Santos Lima, em “Hygiene Mental e Educação” (1927b), com a legislação educacional norte-rio-grandense do período de 1889 a 1930. Para tanto, desenvolvemos a tese de que o discurso de higiene apresentado por Luiz Antonio, voltado para a higienização das mentes dos escolares, apresenta um caráter inovador quando relacionado às medidas de higiene presentes no aparato educacional legal do período destacado, ainda voltadas para o asseio do corpo e a limpeza da estrutura dos prédios escolares. Trata-se de uma pesquisa documental-bibliográfica que faz uso da tese de doutoramento “Hygiene Mental e Educação”, publicada em 1927, e de leis, decretos, mensagens governamentais, reformas escolares e relatórios de diretores gerais da instrução pública, datados de 1889 a 1930, no que concerne à higiene escolar. Para análise e interpretação das fontes, fazemos uso do enfoque analítico das postulações foucaultianas, as quais nos ajudam a compreender que os documentos analisados se baseavam num saber médico-científico e produziram um discurso de verdade que visava controlar, corrigir e normalizar os corpos infantis. Além disso, embasamo-nos no pensamento de Canguilhem para a compreensão de como o saber médico passou a arbitrar os padrões que seriam normais e anormais para a vida, fazendo a Medicina deixar de ser a arte da cura para se tornar a ciência das doenças. Percebemos que a tese de doutoramento e a legislação educacional de 1889 a 1930 destacam a necessidade da formação completa – física, intelectual e moral – da criança, estando essa formação diretamente condicionada às medidas de higiene que seriam implementadas no ambiente da escola. As medidas de higiene analisadas nas fontes dessa pesquisa se complementam no sentido de trazerem diferentes caminhos para se atingir um mesmo anseio educacional e de mostrarem os lados de um mesmo discurso que tinha como base a influência da Medicina na Educação. Acreditamos que a concepção de higiene escolar defendida por Luiz Antonio dos Santos Lima apresentou um caráter inovador frente à legislação educacional na medida em que se debruçou no aspecto mental apresentado por cada cada criança em idade escolar. O potiguar explica detalhadamente como a prática educativa deveria prevenir, corrigir e controlar os desvios mentais apresentados pelos indivíduos. Assim, percebemos o pensamento educacional de Luiz Antonio dos Santos Lima como um marco novo para o movimento de higiene defendido no estado do Rio Grande do Norte.
Abstract: This research relates the school hygiene measures proposed by Luiz Antonio dos Santos Lima, a Brazilian educator and physician, in “Mental Hygiene and Education” (1927b), to the Rio Grande do Norte’s educational law of 1889-1930. For this, we developed the thesis that the hygiene discourse defended by Luiz Antonio, aimed at mental hygiene of schoolchild, shows an innovative aspect when related to the hygiene measures present in educational law of that period, still focused on the bodies cleanliness and structure of school buildings. It is a documentary and bibliographic research that studies “Mental Hygiene and Education”, a doctoral thesis published in 1927, and law, decrees, government messages, school reforms and director of public education’s reports, dated from 1889 to 1930, with regard to school hygiene policy. For analysis and interpretation of the sources, we use the Foucauldian discourse analysis, which help us to understand that the documents we analysed were based on a medical-scientific knowledge and produced a discourse of truth which aimed to control, correct and monitor the bodies of schoolchildren. In addition, we are based on Canguilhem’s theory to understand how medical knowledge imposed the normal and abnormal patterns of life, with Medicine ceasing to be the art of healing to become the science of disease. We realized that the doctoral thesis and the educational law from 1889 to 1930 emphasize the need for complete education – physical, intellectual and moral – of the child, whose formation would be directly conditioned to the hygiene measures to be implemented in school environment. The hygiene measures analyzed in the research sources are complementary as they bring different paths to achieve the same educational desire and to show the sides of a same coin that was based on the influence of Medicine in Education. We believe the concept of hygiene defended by Luiz Antonio dos Santos Lima presented an innovative aspect when it emphasizes the mental characteristics of each schoolchild. The Brazilian educator explains in detail how educational practice should prevent, correct and control every schoolchild mental deviation. Thus, we can conclude that Luiz Antonio dos Santos Lima’s educational thought was a new milestone for the social hygiene movement defended in Rio Grande do Norte state.
URI: https://repositorio.ufrn.br/jspui/handle/123456789/23756
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