Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufrn.br/handle/123456789/23813
Título: MicroRNAs - biogênese, funções e seu papel potencial na carcinogênese oral
Autor(es): Amaral, Bruna Aguiar do
Nonaka, Cassiano Francisco Weege
Freitas, Roseana de Almeida
Souza, Lélia Batista de
Pinto, Leão Pereira
Palavras-chave: Câncer;MicroRNA;Cavidade oral;Carcinogênese.
Data do documento: 2010
Referência: AMARAL, Bruna Aguiar do et al. MicroRNAs - biogênese, funções e seu papel potencial na carcinogênese oral. Odontologia Clínico-Científica, v. 9, n. 2, p. 105-109, 2010.
Resumo: MicroRNAs (miRNAs) são pequenos RNAs não-codantes, conservados ao longo da evolução, capazes de regular a expressão gênica através da degradação ou repressão da tradução de moléculas-alvo de RNA mensageiro. A expressão dos miRNAs se apresenta desregulada em diversos processos patológicos, incluindo o câncer. Dependendo do contexto e do tipo celular em que são expressos, um mesmo miRNA pode exibir atividade oncogênica ou supressora tumoral. Dessa forma, a função dos miRNAs pode, em última instância, depender do microambiente específico de determinado tipo celular, o qual pode prover diferentes repertórios de genes-alvo. Entretanto, as alterações na expressão dos miRNAs podem constituir um achado secundário ao próprio fenótipo tumoral e, dessa forma, ainda não está completamente claro se a expressão alterada dos miRNAs constitui causa ou consequência da transformação maligna. O presente estudo realiza uma revisão da literatura sobre miRNAs, enfocando aspectos relacionados à biogênese, mecanismos de ação e o papel potencial desses pequenos RNAs na carcinogênese oral.
URI: https://repositorio.ufrn.br/jspui/handle/123456789/23813
ISSN: 1677-3888
Aparece nas coleções:CCS - DOD - Artigos publicados em periódicos

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
MicroRNAsBiogeneseFuncoes_Amaral_2010.pdfhttp://revodonto.bvsalud.org/pdf/occ/v9n2/a03v9n2.pdf913,56 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.