Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufrn.br/handle/123456789/23833
Título: Ensinando ciência e sobre ciência com a utilização de fontes primárias da história do vácuo e da pressão atmosférica
Autor(es): Fonseca, Deyzianne dos Santos
Orientador: Drummond, Juliana Mesquita Hidalgo Ferreira
Palavras-chave: História da Ciência;Fontes primárias;Concepções alternativas;Pressão atmosférica
Data do documento: 20-Jun-2017
Referência: FONSECA, Deyzianne dos Santos. Ensinando ciência e sobre ciência com a utilização de fontes primárias da história do vácuo e da pressão atmosférica. 2017. 293f. Dissertação (Mestrado Profissional em Ensino de Ciências Naturais e Matemática) - Centro de Ciências Exatas e da Terra, Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Natal, 2017.
Resumo: O presente trabalho tenciona trazer contribuições para o aprendizado do conceito de pressão atmosférica e a inserção de discussões sobre a natureza do conhecimento científico na educação básica. Procura-se contemplar a compreensão de aspectos da construção histórica do conceito científico em atividades que despertam o pensamento crítico e desenvolvem a imaginação dos alunos, particularmente, por meio da interpretação de trechos de textos históricos originais. O produto educacional proposto é uma sequência didática, de perspectiva histórico-filosófica. Propõe-se que os alunos se engajem em processo “investigativo” que lhes permita: estabelecer suas explicações iniciais para fenômeno físico cotidiano (evidenciando eventuais concepções alternativas); perceber eventuais semelhanças (e diferenças) entre suas próprias explicações iniciais e concepções expressadas por pensadores do passado em documentos históricos; compreender elementos do processo histórico de construção do conceito de pressão atmosférica; perceber a eventual inexistência ou fragilidade do fator pressão atmosférica em suas explicações iniciais (como pressuposto teórico) e a possibilidade de reconsiderá-las à luz desse fator. Sugere-se sequência didática mediada, de caráter dialógico, organizada em momentos de discussão a respeito de conteúdos de ciência e sobre a ciência. Uma pesquisa empírica foi realizada durante a aplicação da sequência didática em minicurso para estudantes do Ensino Médio. Uma contribuição relevante se delineou na medida em que o referido conceito foi coletivamente utilizado de forma satisfatória em reinterpretação do fenômeno físico inicialmente submetido à problematização. Estabeleceu-se, assim, a construção coletiva do conhecimento, em processo no qual professor e alunos se inseriram como protagonistas. Particularmente, o texto a seguir discute resultados provenientes de instrumentos de pesquisa aplicados antes e após a intervenção, os quais contemplam questionamentos abertos acerca de fenômenos físicos relacionados à pressão atmosférica, bem como questionamentos abertos acerca de visões de Natureza da Ciência sustentadas pelos estudantes.
Abstract: This work aims to contribute to the learning of the concept of air pressure and the insertion of discussions on nature of scientific knowledge in basic education. It takes into account the historical construction of this concept in activities that arouse critical thinking and develop the imagination of students, particularly through the interpretation of primary sources. The educational tool suggested is a didactic sequence based on historical and philosophical approach. It proposes that students act in an "investigative" process that allows establishing their initial explanations for a daily physical phenomenon (including any misconceptions), as well as noticing any similarities (and differences) between its own initial explanations and views expressed by thinkers of the past in historical documents. Students are given the opportunity to understand elements of the historical development of the concept of air pressure. They can realize the possible absence or weakness of this factor (as a theoretical assumption) in their initial explanations and have the possibility to reconsider them in light of that element. It is suggested special use of primary sources in mediated intervention of dialogical character, organized in discussions on scientific contents and on nature of science. An empirical research concerning the use of the didactic sequence was carried out in a short-term course for high school students. A major contribution was outlined to the extent that the physical concept was used satisfactorily in a reinterpretation of the phenomenon initially subjected to questioning. It was established thus the collective construction of knowledge by a process in which teacher and students acted as protagonists. Particularly, this work discusses results emerging from research tools applied before and after the intervention, more specifically open questions about physical phenomena related to air pressure as well as open questions about the NOS views held by students.
URI: https://repositorio.ufrn.br/jspui/handle/123456789/23833
Aparece nas coleções:PPGECNM - Mestrado em Ensino de Ciências Naturais e Matemática

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
DeyzianneDosSantosFonseca_DISSERT.pdf6,96 MBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir
ProdutoEducacional_Fonseca_2017.pdfSequência didática2,1 MBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.