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Título: As redes de pesquisa do setor de petróleo e gás natural no Norte e Nordeste: os rebatimentos das redes coordenadas pela UFRN na CT&I do Rio Grande do Norte
Autor(es): Oliveira, Arlindo Figueirôa Escobar Teixeira de
Orientador: Furtado, Edna Maria
Palavras-chave: Políticas públicas de CT&I;Petróleo e gás natural;Redes N/NE;Rio Grande do Norte
Data do documento: 31-Mar-2017
Referência: OLIVEIRA, Arlindo Figueirôa Escobar Teixeira de. As redes de pesquisa do setor de petróleo e gás natural no Norte e Nordeste: os rebatimentos das redes coordenadas pela UFRN na CT&I do Rio Grande do Norte. 2017. 197f. Dissertação (Mestrado em Geografia) - Centro de Ciências Humanas, Letras e Artes, Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Natal, 2017.
Resumo: As Redes Cooperativas de Pesquisa, Inovação e Transferência de Tecnologia do Setor Petróleo e Gás Natural nas Regiões Norte e Nordeste (Redes N/NE) foram criadas após a promulgação da Lei do Petróleo, através do Edital CT-Petro CNPq/Finep 03/2011, com o objetivo de produzir Ciência, Tecnologia e Inovação (CT&I), além formar recursos humanos capacitados na área de Petróleo e Gás Natural (P&G) atendendo as demandas do setor nas unidades federativas do Norte e Nordeste, direcionando recursos para infraestrutura, bolsas de pesquisa, como também articulando pesquisadores de diferentes instituições e empresas inseridos em ambas as regiões. Das 13 Redes N/NE formadas, três foram lideradas pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN). Tendo em vista que as três Redes N/NE coordenadas pela UFRN causaram rebatimentos na CT&I das unidades federativas das regiões Norte e Nordeste, a presente investigação tem como questão central: quais os rebatimentos das Redes N/NE de P&G coordenadas pela UFRN na CT&I no Rio Grande do Norte? Partindo da hipótese que essas três Redes N/NE consolidaram competências de CT&I na área de P&G no estado potiguar. Optamos por analisar os impactos da respectiva política pública de CT&I no Rio Grande do Norte, justamente por se tratar do principal estado produtor de petróleo do Norte e Nordeste, pelo fato de que é lá que os “nós” das três Redes N/NE estão situados e, consequentemente, por ser o local em que os impactos foram mais intensos. Visando solucionar a questão central proposta, adotamos alguns procedimentos metodológicos, nos quais destacamos: o levantamento bibliográfico através de trabalhos acadêmicos que abordassem as redes de pesquisa, políticas públicas de CT&I, setor de P&G do Rio Grande do Norte e Redes N/NE; as pesquisas de campo na UFRN, campus Natal, em que visitamos as instalações expandidas e construídas através dos recursos provenientes das Redes N/NE e de outras políticas de CT&I na área de P&G, além de realizarmos entrevistas com roteiros pré-estruturados com os líderes das três Redes N/NE e com outros importantes atores; a utilização do software ArcGIS 10.3, visando demonstrar as configurações espaciais iniciais das Redes N/NE e as suas sucessivas reconfigurações; coleta de dados secundários através da Plataforma Lattes e do Instituto Nacional de Propriedade Industrial (INPI), a cerca da produção científica, tecnológica e inovativa dos participantes das três Redes N/NE inseridos na UFRN, com o intuito de mensurarmos e analisarmos os rebatimentos da política no Rio Grande do Norte. Em linhas gerais, os resultados demonstraram que as três Redes N/NE produziram CT&I e formaram recursos humanos no estado potiguar ao longo dos dez anos de vigência da política e que mesmo após o seu fim, os pesquisadores ainda continuam desenvolvendo tais atividades, utilizando os laboratórios adquiridos e os conhecimentos obtidos. Por fim, destacamos que as três Redes N/NE lideradas pela UFRN consolidaram competências de CT&I na área de P&G no Rio Grande do Norte, tendo em vista que antes da Lei do Petróleo, nenhum dos pesquisadores da UFRN que veio a participar das Redes N/NE estudava o setor de P&G, e entre a sua promulgação e o lançamento do Edital, a maior parte deles ainda estava iniciando seus trabalhos na área, mas sem laboratórios adequados, articulações com pesquisadores de outras instituições e interações com o setor produtivo.
Abstract: The Cooperative Networks for Research, Innovation and Technology Transfer of the Oil and Natural Gas Sector in the North and Northeast Regions (N/NE Networks) were created after the promulgation of the Petroleum Law, through the CT-Petro CNPq/ Finep 03/2011 , in order to produce Science, Technology and Innovation (ST&I), and to train qualified human resources in the area of Oil and Gas (O&G), meeting the sector's demands in the North and Northeast federative units, directing resources for infrastructure, research grants, also articulating researchers from different institutions and companies in both regions. Of the 13 N/NE Networks formed, three were led by the Federal University of Rio Grande do Norte (UFRN). Considering that the three N/NE Networks coordinated by UFRN caused refutations in the ST&I of the federative units of the North and Northeast regions, the present research has as central question: which are the refutations of the three N/NE Networks coordinated by UFRN in STI in the Rio Grande do Norte? Based on the hypothesis that these three N/NE Networks consolidated ST&I competences in the O&G area in the state of Rio Grande do Norte. We chose to analyze the impacts of the respective public policy of STI in Rio Grande do Norte, precisely because it is the main oil producing state in the North and Northeast, because it is there that the nodes of the three N/NE Networks are located and, consequently, as the place where the impacts were most intense. In order to solve the proposed central issue, we adopted some methodological procedures, in which we highlight: the bibliographical survey through academic works that approached the research networks, public policies of ST&I, O&G sector of Rio Grande do Norte and Networks N/NE; The field surveys at UFRN, campus Natal, where we visited the facilities expanded and built through resources from the N/NE Networks and other ST &I policies in the O&G area, in addition to conducting interviews with pre-structured scripts with the leaders of the three N/NE Networks and with other important actors; We use of ArcGIS 10.3 software to demonstrate the initial spatial configurations of the N/NE Networks and their successive reconfigurations; Secondary data collection through the Lattes Platform and the National Institute of Industrial Property (INPI), about the scientific, technological and innovative production of the participants of the three N/NE Networks inserted in the UFRN, with the purpose of measuring and analyzing the policy in Rio Grande do Norte. In general terms, the results showed that the three N/NE Networks produced ST&I and formed human resources in the state during the ten years of the policy, and that even after its end, researchers continue to develop such activities using the laboratories acquired and the knowledge obtained. Finally, we highlight that the three N NE Networks led by UFRN consolidated ST&I competencies in the O&G area in Rio Grande do Norte, considering that before to the Petroleum Law, none of the UFRN researchers who participated in the N/NE studied the O&G sector, and between its promulgation and the announcement, most of them were still starting their work in the area, but without adequate laboratories, articulations with researchers from other institutions and interactions with the productive sector.
URI: https://repositorio.ufrn.br/jspui/handle/123456789/23835
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