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Título: O olhar infantil: como crianças de duas escolas natalenses percebem as mudanças climáticas globais
Autor(es): Farias, Alexandra Cavalcante de
Orientador: Pinheiro, José de Queiroz
Palavras-chave: Mudanças climáticas globais;Crianças;Percepção ambiental;Multimétodos;Psicologia ambiental
Data do documento: 9-Jun-2017
Referência: FARIAS, Alexandra Cavalcante de. O olhar infantil: como crianças de duas escolas natalenses percebem as mudanças climáticas globais. 2017. 175f. Dissertação (Mestrado em Psicologia) - Centro de Ciências Humanas, Letras e Artes, Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Natal, 2017.
Resumo: As Mudanças Climáticas Globais (MCGs) são geralmente divulgadas e discutidas como Aquecimento Global, denominação esta que restringe o problema a um aumento na temperatura. Muito além de tratar-se apenas de um aumento da temperatura mundial, as MCGs atingem atualmente a esfera das políticas públicas, gerando interferências na vida dos seres humanos. É importante ainda salientar que em se tratando das MCGs, existe uma distância temporal das consequências mais alarmantes do fenômeno, bem como da eficácia das ações de enfrentamento, que tem suas respostas a longo prazo. Torna-se, portanto, de extrema importância a consideração do futuro, de forma a pensarmos não só nas mudanças de comportamento refletindo na atualidade, mas em décadas e séculos à frente. Ao levar em consideração que as crianças de hoje experienciarão as consequências mais graves do problema, o estudo em questão investigou como 46 crianças de 7 a 10 anos, de duas escolas particulares natalenses percebem as MCGs a partir das informações que recebem sobre esse tema. O estudo adotou uma perspectiva multimetodológica, que envolveu técnicas combinadas de entrevista semiestruturada, desenho e grupo focal com as crianças participantes, de modo a proporcionar uma abordagem lúdica adequada a esse público. A análise dos dados integrou os resultados das três técnicas, cujo conteúdo possibilitou a criação de eixos temáticos, relacionados aos referenciais teóricos dos estudos da Psicologia Ambiental. Os eixos temáticos assim obtidos foram: local-global, causa-consequência, impacto à vida humana – aos ecossistemas e mitigação – adaptação. Os resultados demonstraram que apesar da alta complexidade, os participantes puderam se expressar a respeito do tema, principalmente quando questões ambientais foram previamente trabalhadas no contexto escolar. Essa constatação, aliada ao compromisso manifestado pelas crianças com medidas de mitigação, fornece subsídios importantes para o planejamento de projetos de educação ambiental para este público.
Abstract: Global Climate Changes (GCC) are generally disclosed and discussed as Global Warming (GW), a term that restricts the problem to an increase in temperature. Besides being just an increase in global temperature, GCC now reaches the public policies sphere, causing interference in the lives of human beings. It is important to point out that in the case of GCC there is a temporal detachment from the current moment to the most alarming consequences of the phenomenon, as well as uncertainty about the effectiveness of mitigation actions, which have their necessarily present long-term answers. It is therefore of utmost importance, consideration of the future, to think not only in behavior changes reflecting today, but in decades and centuries ahead. Taking into account that today's children will experience the most serious consequences of the problem sometime in the future, the study aimed to investigate how 46 children aged 7 a 10 years old from two private schools from Natal perceive GCC through the information they receive about this topic. The study adopted a multi-methodological perspective with the participating children, involving combined techniques of semi-structured interview, drawing and focus group, in order to provide a ludic approach appropriate to this audience. The analysis of the data integrated the results of the three techniques, whose content allowed the creation of thematic axes, related to the theoretical references of the environmental psychology literature. The thematic axes thus obtained were: local-global, cause-consequence, impact on human life – on ecosystems and mitigation - adaptation. The results showed that despite the high complexity, the participants were able to express themselves about the theme, especially when the topics had been previously treated in the school context. This finding, together with the commitment expressed by children with mitigation measures, provides important subsidies for the planning of environmental education projects for this public.
URI: https://repositorio.ufrn.br/jspui/handle/123456789/23986
Aparece nas coleções:PPGPSI - Mestrado em Psicologia

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