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Title: A construção de sentido em textos dissertativo-argumentativos: uma análise construcional baseada em frames
Authors: Silva, Francilena Albuquerque
Keywords: Linguística cognitiva;Textos dissertativo-argumentativos;Frames
Issue Date: 26-Jun-2017
Citation: SILVA, Francilena Albuquerque. A construção de sentido em textos dissertativo-argumentativos: uma análise construcional baseada em frames. 2017. 145f. Dissertação (Mestrado em Estudos da Linguagem) - Centro de Ciências Humanas, Letras e Artes, Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Natal, 2017.
Portuguese Abstract: O objetivo central desta dissertação é investigar a ativação dos frames subjacentes ao processo de construção de sentidos nos textos dissertativo-argumentativos. Durante o trabalho de investigação, foram selecionados, do Banco de Redação do UOL, textos dissertativo-argumentativos para a composição do corpus desta pesquisa. Este estudo tem por base o aporte teórico da Linguística Cognitiva corporificada. Nesse sentido, a base teórica para o desenvolvimento da pesquisa foi o pressuposto de linguagem corporificada defendido por Lakoff (1987, 1990,1999), Lakoff e Johnson (1980), Fillmore (1982, 1985), Feldman (2006) e Duque (2015). Em sendo assim, o ponto de partida desta investigação decorre do pressuposto de que o processo de construção de sentido está atrelado à ativação de mecanismos cognitivos existentes no cérebro humano, modelados pelas experiências corpóreas em constante interação com o meio e armazenados como memória. Tendo isso em vista, esta dissertação busca analisar o envolvimento dos frames, mecanismos neurais que são acionados por pistas linguísticas, durante a compreensão do discurso em textos dissertativo-argumentativos, fundamentais para organizar e ordenar o mundo sociocultural. Com base nisso, observou-se, no decorrer da descrição e análise dos frames, a existência de um direcionamento para a construção de uma concepção básica em torno de um frame único, que pode ser acionado em qualquer parte do discurso.
Abstract: The main purpose of this dissertation is to investigate on activation of the underlying frames of meaning construction in the dissertative-argumentative texts. During the research work were selected, from the UOL’s Writing Bank, dissertative-argumentative texts for the corpus composition of this search. This study has the theoretical contribution of embodied Cognitive Linguistics as base. So the theoretical basis for the development of the search was the premise of embodied language, defended by George Lakoff (1987, 1990, 1999), Filmore (1982, 1985), Feldman (2006), Duque (2015) and Lakook & Johnson (1980). Therefore, the start of this investigation is the assumption that the meaning construction process is linked to the activation of cognitive mechanisms in the human brain, modeled by the body experiences in constant interaction with the midst and stored as memory. Knowing it, this dissertation look for, following the meaning construction process, analyze the frames involvement, neural mechanisms that are triggered by language cues while the speech comprehension, important to organize and order the social-cultural world. Consequently, it is also intended to identify of these cognitive mechanisms. Based on this, it was observed, during the description and analysis of the frames, the existence of a direction for the construction of a basic conception around a single frame, that can be activated in any part of the discourse.
URI: https://repositorio.ufrn.br/jspui/handle/123456789/24184
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