Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufrn.br/handle/123456789/24447
Título: Investigação das propriedades ópticas e eletrônicas do metalorgânico [(CH3)2NH2] Zn(HCOO)3 triclínico
Autor(es): Lima, Allyson Irineu Araújo
Orientador: Vasconcelos, Manoel Silva de
Palavras-chave: Estruturas metalorgânicas;Cálculos de primeiros princípios;Propriedades eletrônicas e ópticas
Data do documento: 7-Ago-2017
Referência: LIMA, Allyson Irineu Araújo. Investigação das propriedades ópticas e eletrônicas do metalorgânico [(CH3)2NH2] Zn(HCOO)3 triclínico. 2017. 102f. Dissertação (Mestrado em Física) - Centro de Ciências Exatas e da Terra, Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Natal, 2017.
Resumo: Propriedades estruturais, eletrônicas e ópticas do [(CH3)2NH2] Zn(HCOO)3 Triclínico foram determinadas através de cálculos de primeiros princípios desenvolvidos no referencial da Teoria do Funcional da Densidade (DFT) conforme codificado no Software CASTEP, utilizando-se a aproximação da densidade local (LDA) e aproximação do gradiente generalizado (GGA). Uma boa concordância entre os parâmetros de rede calculados e os experimentais foi obtida. Contudo, na aproximação GGA os resultados da otimização foram mais compatíveis com os dados experimentais, apresentando na pior margem de erro +0,87% para o parâmetro de rede a. Além disso, constatamos que esse material é um semicondutores de gap largo, com valores de 3,67 eV (LDA) e 4,23 eV (GGA) de energia de band gap, já nas propriedades ópticas observamos um comportamento isotrópico na aproximação GGA e um comportamento semi-isotrópico para a aproximação LDA. Neste trabalho obtivemos a Otimização da Estrutura Cristalina, Estrutura Eletrônica de Bandas, Densidade de Estados, Função Dielétrica e Absorção Óptica desses materiais para as duas aproximações.
URI: https://repositorio.ufrn.br/jspui/handle/123456789/24447
Aparece nas coleções:PPGFIS - Mestrado em Física

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
AllysonIrineuAraujoLima_DISSERT.pdf4,24 MBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.