Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufrn.br/handle/123456789/24482
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisorRosa, Amelia Martins Dias Santa-
dc.contributor.authorOliveira, Ana Lúcia Carneiro de-
dc.date.accessioned2017-12-11T20:21:12Z-
dc.date.available2017-12-11T20:21:12Z-
dc.date.issued2017-06-20-
dc.identifier.citationOLIVEIRA, Ana Lúcia Carneiro de. A regência coral na formação do licenciado em música: uma experiência didática no Coral Infantil da UFRN. 2017. 168f. Dissertação (Mestrado em Música) - Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Natal, 2017.pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufrn.br/jspui/handle/123456789/24482-
dc.description.abstractThis research aimed to systematize applicable contents for teacher training in the area of children’s choral conducting in a university extension project involving students of the Undergraduate Music Course of UFRN. In this context, 11 participants integrated the study: a regent-researcher, master's degree; a assistant conductor and pianist, a postgraduate student in music; 7 graduates in music; a pianist – student bachelor in music; a vocal coach - technical / music singing student. The research also considered the activities developed by the researcher in the disciplines Oriented Activities II - Voice Teaching Methodology - and Choral Music, in the Music Licensing Course of UFRN, during the academic semester of 2015.2 as well as experiences in the UFRN Children's Coral Extension Project, in the academic semester of 2016.1. To do so, the work is based on authors such as Figueiredo (1990), Schimiti (2003), Zander (2008), Fonterrada (2008), Grings (2011), Dias (2011), Loureiro (2012), Esperidião (2012), Gois (2015) and Gaborim - Moreira (2015). As a methodological procedure, we carried out an action research (TRIPP, 2005), structured in 4 phases: planning, action, monitoring and evaluation. Through this procedure, it was possible to elaborate and develop pedagogical and musical activities for the teaching of children's choral conducting, reported by diary description, photographic image records, observations and testimonials of undergraduate students collected through a semi-structured questionnaire. These testimonials support that the activities carried out in the UFRN Children's Coral Extension Project were very significant for the graduates and contributed to the development of their skills and competences as conductors. In light of the results obtained, we believe that this research contributes to broaden the discussions about teacher training in children’s choral conduction.pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectRegência coralpt_BR
dc.subjectFormação docente em músicapt_BR
dc.subjectCoral infantilpt_BR
dc.titleA regência coral na formação do licenciado em música: uma experiência didática no Coral Infantil da UFRNpt_BR
dc.typemasterThesispt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.initialsUFRNpt_BR
dc.publisher.programPROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM MÚSICApt_BR
dc.contributor.authorLatteshttp://lattes.cnpq.br/4294158340836706pt_BR
dc.contributor.advisorLatteshttp://lattes.cnpq.br/4109841302196613pt_BR
dc.contributor.referees1Moreira, Ana Lucia Iara Gaborin-
dc.contributor.referees2Dias, Leila Miralva Martins-
dc.description.resumoEsta Pesquisa teve como objetivo sistematizar conteúdos aplicáveis para a formação docente na área da Regência Coral Infantil em um Projeto de Extensão Universitária envolvendo alunos do Curso de Licenciatura em Música da UFRN. Nesse contexto, 11 participantes integraram o Estudo: uma regente - pesquisadora, mestranda; uma regente auxiliar e pianista, aluna do Curso de Pós - Graduação em Música; 7 licenciandos em Música; uma pianista - aluna do Bacharelado em Música; uma preparadora vocal – aluna do Curso Técnico em Música / Canto. A Pesquisa considerou também as atividades desenvolvidas pela pesquisadora nas disciplinas Atividades Orientadas II - Metodologia do Ensino da Voz - e Música Coral, no Curso de Licenciatura em Música da UFRN, durante o semestre letivo de 2015.2 bem como experiências no Projeto de Extensão Coral Infantil da UFRN, no semestre letivo de 2016.1. Para tanto, o trabalho está fundamentado em autores como Figueiredo (1990), Schimiti (2003), Zander (2008), Fonterrada (2008), Grings (2011), Dias (2011), Loureiro (2012), Esperidião (2012), Gois (2015), Gaborim - Moreira (2015). Como procedimento metodológico, foi realizada uma pesquisa - ação (TRIPP, 2005), estruturada em 4 fases: planejamento, ação, monitoramento e avaliação. Por meio desse procedimento, foi possível elaborar e desenvolver atividades pedagógicas e musicais para o ensino de Regência Coral Infantil que estão relatadas por meio de descrição do diário de campo, registros de imagens fotográficas, observações e depoimentos de alunos da Licenciatura, coletados através de um questionário semiestruturado. Estes depoimentos apoiam que as atividades realizadas no Projeto de Extensão do Coral Infantil da UFRN foram muito significativas para os licenciandos e contribuíram para o desenvolvimento de suas habilidades e competências como regentes. Diante dos resultados obtidos, acreditamos que esta Pesquisa contribui para a ampliação das discussões sobre a Regência Coral Infantil na formação docente em Música.pt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::ARTES::MUSICApt_BR
Aparece nas coleções:PPGMUS - Mestrado em Música

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
AnaLuciaCarneiroDeOliveira_DISSERT.pdf4,33 MBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.