Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufrn.br/handle/123456789/24621
Título: Gestão da informação: em pauta a relação egressos - curso de graduação como subsídio para o planejamento de ações de educação continuada
Autor(es): Costa, João Vicente Rêgo
Orientador: Moreira, Luciana de Albuquerque
Palavras-chave: Gestão da informação;Mediação da informação;Egressos;Educação continuada;UFRN
Data do documento: 11-Ago-2017
Referência: COSTA, João Vicente Rêgo. Gestão da informação: em pauta a relação egressos - curso de graduação como subsídio para o planejamento de ações de educação continuada. 2017. 129f. Dissertação (Mestrado Profissional em Gestão da Informação e do Conhecimento) - Centro de Ciências Sociais Aplicadas, Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Natal, 2017.
Resumo: Esta pesquisa teve como objetivo identificar de que maneira acontece a interlocução entre o curso de graduação em Engenharia de Produção da Universidade Federal do Rio Grande do Norte - UFRN e os seus egressos, para o planejamento de atividades de educação continuada. A pesquisa, caracterizada como um estudo de caso, de abordagem mista, adotou o método quadripolar, o qual é recomendado para investigações científicas na área das Ciências Sociais Aplicadas. No tocante a revisão bibliográfica, considerou-se conceitos como gestão e mediação da informação e as várias vertentes da educação continuada, além de autores que estudaram a importância do relacionamento com os egressos para as Instituições de Ensino Superior. Almejando viabilizar uma proposta para o desenvolvimento de um canal de comunicação entre os gestores do curso de Engenharia de Produção da UFRN e seus egressos, para o planejamento de ações de educação continuada, a pesquisa utilizou duas técnicas de coleta de informações: o questionário eletrônico, para os egressos, e a entrevista, para os coordenadores da graduação e da pós-graduação, além do chefe do departamento de Engenharia de Produção. O questionário eletrônico obteve 27,78% de retorno, sendo os dados tratados por meio de análise descritiva, com o auxílio do editor de planilhas Microsoft Excel. Para a análise das entrevistas, utilizou-se o método de análise de conteúdo. Como resultados da pesquisa, observou-se de um modo geral, a potencialidade da construção de um canal para mediar a relação egressos-curso, tendo em vista que a maioria dos egressos se mostrou disposta a manter relacionamento com o curso, elegendo por meio das redes sociais a forma mais conveniente para a ocorrência dessa relação. Além disso, uma parte expressiva dos egressos demandou ações de educação continuada após a conclusão do curso, apontando a área das engenharias como a mais buscada. Nas entrevistas, os gestores destacaram a importância de se manter um relacionamento com os egressos, voltado para subsidiar decisões no tocante as ações do curso. Apesar disso, poucas são as ações de comunicação efetiva com os egressos e as existentes são operacionalizadas de forma precária. Diante disso, entende-se que este estudo possa contribuir para que a instituição desenvolva formas de contato mais efetivas com os seus egressos, não apenas no que diz respeito à educação continuada, mas em outras ações institucionais.
Abstract: This research had as an objective to identify how the dialogue occurs between the undergraduate program in Management Engineering from UFRN and its alumni, for planning on continuing educational activities. The research, characterized as a case study, of varied approach, adopted a quadripolar method, in which is recommended for scientific investigations in the area of Applied Social Sciences. Regarding the literature review, it was considered concepts as management and measuring of information and many aspects of continued education, moreover the authors that studied the importance of the relationship with alumni and the Higher Education Institutions. Aiming to make feasible a proposal for the development of a communication channel between the managers of the program in Management Engineering from UFRN and its alumni, for planning on continuing educational activities, the research used two techniques for collecting information: an online survey for the graduates, and the interview, for the managers of the Management Engineering. The online survey obtained 27,78% return, being the data processed by means of descriptive analysis, with the aid of Microsoft Excel worksheets. For the analysis of the interviews, we used the method of content analysis. As search results, in general, the potential of building a canal to mediate the relationship between graduates, considering that most graduates proved willing to maintain relationship with the course, electing through social networks the most convenient for the occurrence of this relationship. In addition, a significant part of the graduates demanded actions of continued education upon completion of the course, pointing to the area of engineering as the most sought. In the interviews, the managers highlighted the importance of keeping a relationship with the alumni, providing sources on decisions regarding actions on the program. Despite this, there are few actions of effective communication with the alumni, and the existing ones are operated poorly. That being said, it is understood that this study can contribute so that the institution can develop more effective ways of contact with its alumni, not only regarding the continued education, but also in other institutional actions.
URI: https://repositorio.ufrn.br/jspui/handle/123456789/24621
Aparece nas coleções:PPGCI - Mestrado Profissional em Ciência da Informação

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
JoaoVicenteRegoCosta_DISSERT.pdf2,92 MBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.