Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufrn.br/handle/123456789/24770
Título: Desempenho do sistema de avaliação de competências operatórias entre graduandos e residentes de ginecologia e obstetrícia
Autor(es): Almeida, Gleisse Aguiar Silva de
Orientador: Oliveira, Ana Katherine da Silveira Gonçalves de
Palavras-chave: Avaliação educacional;Internato e residência;Centros cirúrgicos;Procedimentos cirúrgicos em ginecologia
Data do documento: 7-Dez-2017
Referência: ALMEIDA, Gleisse Aguiar Silva de. Desempenho do sistema de avaliação de competências operatórias entre graduandos e residentes de ginecologia e obstetrícia. 2017. 75f. Dissertação (Mestrado Profissional em Ensino na Saúde) - Centro de Ciências da Saúde, Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Natal, 2017.
Resumo: INTRODUÇÃO: Ensinar habilidades em técnica cirúrgica é uma das tarefas mais importantes na área de ensino em tocoginecologia e requer a presença de um tutor capacitado e de um método avaliativo disponível, de fácil aprendizagem e que seja capaz de abranger as diversas etapas do ensino. OBJETIVO: Analisar e aplicar o Operative Performance Rating System (OPRS) como instrumento de avaliação em cenários reais de prática cirúrgica ginecológica a fim de avaliar alunos da graduação em medicina e residentes, como complementação dos métodos avaliativos já existentes. METODOLOGIA: Estudo transversal, descritivo, quantitativo que avaliou o desempenho de estudantes e residentes de ginecologia obstetrícia, durante a execução de cirurgias ginecológicas em hospital universitário. Os alunos foram avaliados de acordo com os escores obtidos nos itens do OPRS (escala de Likert de 5- anatomia; instrumental cirúrgico; fluxo da cirurgia, interação com a equipe e desempenho global). O escore do instrumento varia de 4 a 20 pontos. O software Statistical Package for the Social Sciences, versão 21, foi utilizado para análise dos dados, aplicando Análise de Variância, teste de Tukey e teste t de student. RESULTADOS: Foram realizadas 218 avaliações, sendo composta por 24 residentes e 123 graduandos de medicina. Comparando as médias das variáveis dos itens do OPRS, observou-se uma diferença entre as médias nos itens da avaliação com o período de graduação e residência (p < 0,001). Entre os graduandos, evidenciou-se diferença nas médias dos itens da avaliação (p < 0,05), exceto para o item interação (p < 0,108). Para os residentes, a análise apresentou diferença nas médias dos itens da avaliação relacionadas ao tempo de residência médica (p<0,001). CONCLUSÃO: O uso do OPRS no processo de avaliação de residentes e graduandos possibilita uma diferenciação entre os níveis de conhecimento, permitindo a monitorização do progresso de acordo com o tempo de estudo oferendo ainda um feedback imediato sobre o desempenho na prática cirúrgica.
Abstract: INTRODUCTION: Teaching skills in surgical technique is one of the most important tasks in the area of teaching gynecology, and requires the presence of a trained tutor and an available evaluative method, easy to learn and capable of covering the various stages of teaching. OBJECTIVE: To analyze and apply the Operative Performance Rating System (OPRS) as a tool of evaluation in real scenarios of surgical practice, to evaluate undergraduate students and residents, as a complement to the existing evaluation methods. METHODS: Cross-sectional, descriptive, quantitative study that assessed the performance of students and residents during the execution of gynecological surgeries in a university hospital. The students were evaluated according to the scores obtained in the OPRS items (Likert scale of 5- anatomy, surgical instruments, surgery flow, interaction with the team and overall performance). The instrument score ranges from 4 to 20 points. The software Statistical Package for the Social Sciences, version 21, was used to analyze the data, applying Analysis of Variance, Tukey test and student t-test. RESULTS: Comparing the means of the variables of the OPRS items, a difference was observed between the methods in the evaluation items according to to the graduation and residence period (p <0.001). Among the undergraduates, there was a difference in the means of the evaluation items (p <0.05), except for the item interaction (p <0.108). For the residents, the analysis showed a difference in the means of the evaluation items related to the medical residence time (p <0.001). CONCLUSION: The use of OPRS in the evaluation process of residents and undergraduates allows a differentiation between levels of knowledge, allowing the monitoring of progress according to the study time and offering immediate feedback on the performance in the surgical practice.
URI: https://repositorio.ufrn.br/jspui/handle/123456789/24770
Aparece nas coleções:MPEENSA - Mestrado Profissional em Ensino na Saúde

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
GleisseAguiarSilvaDeAlmeida_DISSERT.pdf620,05 kBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.