Please use this identifier to cite or link to this item: https://repositorio.ufrn.br/handle/123456789/24899
Title: O Caldeirão dos esquecidos de Danilo Guanais: gênese e interpretação de uma obra para violino solo em estilo Armorial
Authors: Holschuh, Mariana de Moraes
Keywords: O Caldeirão dos esquecidos;Danilo Guanais;Armorial;Violino;Colaboração compositor-intérprete
Issue Date: 5-Dec-2017
Citation: HOLSCHUH, Mariana de Moraes. O Caldeirão dos esquecidos de Danilo Guanais: gênese e interpretação de uma obra para violino solo em estilo Armorial. 2017. 200f. Dissertação (Mestrado em Música) - Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Natal, 2017.
Portuguese Abstract: Este Trabalho apresenta uma pesquisa artística sobre a interpretação de O Caldeirão dos esquecidos para violino só de Danilo Guanais, em estilo Armorial; investiga, também, a interação compositor-intérprete durante sua composição e preparação para a performance. Para isto, foram utilizadas ferramentas metodológicas como revisão bibliográfica e fonográfica, reuniões, entrevista e análise da partitura final, visando à performance. Desta Pesquisa resultaram: uma proposta interpretativa construída em contato direto com o compositor - que pode servir como primeiro parâmetro para o início de uma tradição de interpretação; uma edição da partitura com dedilhados e arcadas; e a estreia da Peça com registro audiovisual. A análise dos dados sobre a interação compositor-intérprete permitiu concluir que o processo colaborativo foi benéfico para ambas as partes: por um lado, houve melhoria na escrita da Obra, que se tornou mais idiomática; por outro, o contato direto com o compositor trouxe importante contribuição à construção da proposta interpretativa. A revisão bibliográfica, a análise da partitura e a entrevista possibilitaram estabelecer que Danilo Guanais utiliza a estética Armorial de maneira pessoal, aliando-a a técnicas contemporâneas de composição, com frequente combinação de modalismo, tonalismo e serialismo.
Abstract: This work presents an artistic research on the interpretation of O Caldeirão dos esquecidos for solo violin by Danilo Guanais, written in northeastern brazilian musical style, called Armorial. It also reports on the collaboration between performer and composer during the piece's composition and it´s preparation for performance. Methodological tools as bibliographic and phonographic review, face-to-face meetings, interview and score analysis were used. From this research resulted: an interpretation of the piece, developed in direct contact with the composer - that may become a first parameter, beginning an interpretation tradition; the score edition with bowings and fingerings; the première and a record of the piece. Data analysis on the composer-performer collaboration concluded that the collaborative process was beneficial for both parties: on one hand, the composition was improved and became more idiomatic; on the other hand, the direct contact with the composer contributed substantially to the construction of the piece’s interpretation. Bibliographic review, score analysis, and interview showed that Danilo Guanais uses Armorial aesthetics in a personal way, combining it with contemporary techniques of composition. Modalism, tonalism and serialism combination is often used.
URI: https://repositorio.ufrn.br/jspui/handle/123456789/24899
Appears in Collections:PPGMUS - Metrado em Música

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
MarianaDeMoraesHolschuh_DISSERT.pdf10,63 MBAdobe PDFThumbnail
View/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.