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Título: A utilização de readers em aulas de língua inglesa no ensino médio
Autor(es): Oliveira, Albéris Eron Flávio de
Orientador: Canan, Ana Graça
Palavras-chave: Readers;Língua Inglesa;Escola pública;Ensino
Data do documento: 5-Dez-2017
Referência: OLIVEIRA, Albéris Eron Flávio de. A utilização de readers em aulas de língua inglesa no ensino médio. 2017. 204f. Tese (Doutorado em Estudos da Linguagem) - Centro de Ciências Humanas, Letras e Artes, Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Natal, 2017.
Resumo: Esta pesquisa busca investigar o uso de ficção adaptada a partir de textos educacionais conhecidos como readers como ferramentas de ensino em sala de aula de Língua Inglesa. Este recurso é introduzido em nossas aulas a partir da hipótese de que são instrumentos capazes de enfrentar o contexto de falhas e fracassos no processo de ensino e aprendizado de línguas observado em nossa prática e confirmado em trabalhos de estudiosos como Moreira (2002), Bohn (2003), Rajagopalan (2003), Oliveira (2007), Jorge (2009) e Borges (2009). Os participantes desta pesquisa são 144 alunos do Ensino Médio de uma escola pública do Rio Grande do Norte/Brasil e a metodologia utilizada é uma pesquisa-ação (KEMMIS; McTAGGART, 1988). Para a intervenção na sala de aula, utilizamos sequências didáticas envolvendo atividades baseadas em um reader. Os dados foram coletados por meio de questionários com perguntas abertas e fechadas. O referencial teórico apoia-se em Larsen-Freeman (2000), Hill (2001), Kramsch (2001), Brown (2007), Marcuschi (2008), Oliveira e Kleiman (2008), Almeida Filho (2007), entre outros. As orientações curriculares nacionais (BRASIL, 1996; 1998; 2006), bem como o Quadro Europeu Comum de Referência para as Línguas (CONSELHO DA EUROPA, 2001) são utilizados como pontos de partida para esta pesquisa. Os resultados de nosso trabalho mostram que o uso de readers em sala de aula é uma maneira efetiva de combater o déficit de aprendizagem percebido pelos pesquisadores acima mencionados, confirmando assim a nossa hipótese.
Abstract: This research aims to investigate the use of adapted fiction in the kind of educational texts known as “readers” as a teaching tool in the English-language classroom. This resource is introduced in our classrooms on the hypothesis that it would address failures in the teaching and learning process which had been observed in practice and which corresponded to similar failings identified in Moreira (2002), Bohn (2003), Rajagopalan (2006), Oliveira (2007), Jorge (2009), and Borges (2009). The participants in this research are 144 Secondary School students from a state school in Rio Grande do Norte/Brazil and the methodology used is action research (KEMMIS; McTAGGART, 1988). For the classroom intervention we use didactic sequences involving activities based on a reader. The data has been gathered by means of questionnaires with both open and closed questions. The theoretical framework is based on Larsen-Freeman (2000), Hill (2001), Kramsch (2001), Brown (2007), Marcuschi (2008), Oliveira and Kleiman (2008), Almeida Filho (2007), among others. The national curriculum guidelines (BRASIL, 1996; 1998; 2006), as well as the Common European Framework of Reference for Languages (COUNCIL OF EUROPE, 2001) are used as points of departure for this research. The results of our research show that the use of readers in the classroom is an effective way of combating the learning deficit noticed by the aforementioned researchers thus confirming our hypothesis.
URI: https://repositorio.ufrn.br/jspui/handle/123456789/24963
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