Use este identificador para citar ou linkar para este item:
https://repositorio.ufrn.br/handle/123456789/25093
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
---|---|---|
dc.contributor.advisor | Dutra, Elza Maria do Socorro | - |
dc.contributor.author | Barbosa, Zara Cristina de Andrade | - |
dc.date.accessioned | 2018-05-04T21:54:13Z | - |
dc.date.available | 2018-05-04T21:54:13Z | - |
dc.date.issued | 2017-02-21 | - |
dc.identifier.citation | BARBOSA, Zara Cristina de Andrade. Compreensão fenomenológico-existencial da experiência dos jogadores de role playing games (RPG): desvelando sentidos. 2017. 108f. Dissertação (Mestrado em Psicologia) - Centro de Ciências Humanas, Letras e Artes, Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Natal, 2017. | pt_BR |
dc.identifier.uri | https://repositorio.ufrn.br/jspui/handle/123456789/25093 | - |
dc.description.abstract | This work is a Phenomenological-Existential and Heideggerian-inspired research, done with Role Playing Game (RPG) players. The literature review showed that the academic production in the Psychology field about the RPG in Brasil is small, but in the Education and Psychology fields, the studies are growing and adresses, mostly, the use of the game inside the classrooms as a facilitating tool of the teaching-learning process. Some studies point to the effectiveness of the game on the teaching of school subjects. Ohter studies, focuses on the benefits for the development and stimulation of memory and attention, and improvement of the reading and writing performance. Abroad, there is a higher flow of studies in Psychology, addressing the benefits on the improvement of the cognitive performance, development of social skills, creation of support groups and conflicts resolution. These studies gives the support to think and discuss the game with a bias beyond the pedagogical one, worrying to look to the RPG player while being-in-the-world that, when inhabiting its existence, thinks and gives meanings to its experiences. Therefore, this research aims to understand, in the light of Heideggerian hermeneutics, the experience of being a RPG player. Narrative interviews were conducted with three RPG players with a triggering question about how it is for them to be an RPG player. The reading and analysis of the narratives were based on the phenomenological hermeneutic method, because it allows an understanding view of the phenomenon. It was possible to perceive, from the players' narratives, that the game provides a space in which they feel free to be themselves, occupying a place of great importance in their lives. | pt_BR |
dc.description.sponsorship | Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES) | pt_BR |
dc.language | por | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.subject | Role playing game | pt_BR |
dc.subject | Jogadores de RPG | pt_BR |
dc.subject | Fenomenologia hermenêutica heideggeriana | pt_BR |
dc.subject | Pesquisa fenomenológica | pt_BR |
dc.title | Compreensão fenomenológico-existencial da experiência dos jogadores de role playing games (RPG): desvelando sentidos | pt_BR |
dc.title.alternative | Phenomenological-existential understanding of the experience of role playing games players (RPG): unveiling senses | pt_BR |
dc.type | masterThesis | pt_BR |
dc.publisher.country | Brasil | pt_BR |
dc.publisher.initials | UFRN | pt_BR |
dc.publisher.program | PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM PSICOLOGIA | pt_BR |
dc.contributor.authorID | pt_BR | |
dc.contributor.advisorID | pt_BR | |
dc.contributor.referees1 | Azevedo, Ana Karina Silva | - |
dc.contributor.referees1ID | pt_BR | |
dc.contributor.referees2 | Frota, Ana Maria Monte Coelho | - |
dc.contributor.referees2ID | pt_BR | |
dc.description.resumo | Este trabalho é uma pesquisa fenomenológico-hermenêutica de inspiração Heideggeriana, realizada com jogadores de Role Playing Game (RPG). A revisão de literatura mostrou que a produção acadêmica na área da Psicologia a respeito do RPG no Brasil é escassa, porém na Educação os estudos estão crescendo e abordam, em sua maioria, a utilização do jogo em salas de aulas como ferramenta facilitadora do processo de ensino-aprendizagem. Alguns estudos apontam para a eficácia do jogo no ensino de disciplinas escolares. Outros, focam nos benefícios para o desenvolvimento e estimulação da memória e da atenção, além de um melhor desempenho na leitura e escrita. No exterior existe um fluxo bem maior de estudos em Psicologia, abordando os benefícios na melhoria do desempenho cognitivo, desenvolvimento de habilidades sociais, formação de grupos de suporte, bem como ajuda na resolução de conflitos. Assim, estes estudos dão suporte para pensar e discutir o jogo por um caminho que vai além do pedagógico, preocupando-se em olhar para o jogador de RPG enquanto ser-no-mundo que, ao habitar sua existência, pensa e atribui sentidos às suas experiências. Portanto, esta pesquisa teve como objetivo compreender, à luz da hermenêutica heideggeriana, a experiência de ser um jogador de RPG. Para isto, foram realizadas entrevistas narrativas com três jogadores de RPG que demonstraram interesse em participar do estudo. A entrevista partiu de uma pergunta desencadeadora sobre como é para eles ser um jogador de RPG. Após as entrevistas, foram realizadas a leitura e análise das narrativas que tiveram como base o método fenomenológico hermenêutico, por entendermos que este método possibilita um olhar compreensivo do fenômeno, neste caso, a experiência dos jogadores. A partir dessas narrativas, foi possível perceber que o jogo possibilita um espaço no qual esses jogadores sentem-se livres para serem eles mesmos, ocupando um lugar de grande importância em suas vidas. | pt_BR |
dc.subject.cnpq | CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::PSICOLOGIA | pt_BR |
Aparece nas coleções: | PPGPSI - Mestrado em Psicologia |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
ZaraCristinaDeAndradeBarbosa_DISSERT.pdf | 1,26 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.