Please use this identifier to cite or link to this item: https://repositorio.ufrn.br/handle/123456789/25184
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.contributor.advisorNóbrega, Terezinha Petrucia da-
dc.contributor.authorTorres, Laís Saraiva-
dc.date.accessioned2018-05-11T19:29:14Z-
dc.date.available2018-05-11T19:29:14Z-
dc.date.issued2018-02-26-
dc.identifier.citationTORRES, Laís Saraiva. Uma fenomenologia do movimento na Educação Física: aproximações entre filosofia ciência e arte. 2018. 182f. Dissertação (Mestrado em Educação Física) - Centro de Ciências da Saúde, Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Natal, 2018.pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufrn.br/jspui/handle/123456789/25184-
dc.description.abstractSoutenue par la phénoménologie, cette recherche a comme principale motivation les événements existentiels qui réfléchissent sur le mouvement humain. Ainsi, l'éducation physique et le sport sont les scénarios du monde vécu et le corps est le point de vue principal dans ces mondes, relation qui configure l'expérience vécue, première référence dans l'attitude phénoménologique. Au vu de ces considérations, l'objet d'étude est délimité autour d'une phénoménologie du mouvement. La recherche a été dirigée par la question suivante : comment la perspective de la phénoménologique peut-elle élargir la lecture de la biomécanique dans l'éducation physique? Pour arriver à cette réponse, l'objectif est de dessiner une relation entre la philosophie, la science et l'art comme une perspective d'élargissement des connaissances sur le mouvement humain en Education Physique, car cette approche, notamment dans la pensée de Merleau-Ponty, articule des connaissances scientifiques, philosophiques et esthétiques. Pour la recherche proposée, l’attitude phénoménologique de Merleau-Ponty est utilisée comme référence méthodologique et, dans ce mouvement, les photographies d'Eadweard Muybridge sont valables en tant que stratégies pour la réflexion phénoménologique sur le mouvement humain. La méthode et la stratégie permettent d'identifier, d'interpréter et de pointer les nuances sur la connaissance du mouvement humain dans l'éducation physique. Ainsi, dans les chapitres qui constituent cette dissertation, les concepts de biomécanique et de phénoménologie sont mis en scène, permettant de mettre en évidence les lectures sur le corps, la perception, la technique, l'esthétique et l'analyse du mouvement de ces savoirs.pt_BR
dc.description.sponsorshipCoordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES)pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectMovimentopt_BR
dc.subjectFenomenologiapt_BR
dc.subjectBiomecânicapt_BR
dc.subjectFotografiapt_BR
dc.subjectEducação Físicapt_BR
dc.titleUma fenomenologia do movimento na Educação Física: aproximações entre filosofia ciência e artept_BR
dc.typemasterThesispt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.initialsUFRNpt_BR
dc.publisher.programPROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM EDUCAÇÃO FÍSICApt_BR
dc.contributor.authorIDpt_BR
dc.contributor.advisorIDpt_BR
dc.contributor.referees1Mendes, Maria Isabel Brandão de Souza-
dc.contributor.referees1IDpt_BR
dc.contributor.referees2Medeiros, Rosie Marie Nascimento de-
dc.contributor.referees2IDpt_BR
dc.contributor.referees3Caminha, Iraquitan de Oliveira-
dc.contributor.referees3IDpt_BR
dc.contributor.referees4Moreira, Wagner Wey-
dc.contributor.referees4IDpt_BR
dc.description.resumoAmparada pela fenomenologia, esta pesquisa tem como principal motivação os acontecimentos existenciais que fazem refletir sobre o movimento humano. Dessa forma, a Educação Física e o esporte são os cenários do mundo vivido e o corpo é o ponto de vista principal nesses mundos, uma relação que configura a experiência vivida, a referência primeira na atitude fenomenológica. A partir dessas considerações, o objeto de estudo é delineado em torno de uma fenomenologia do movimento. A pesquisa foi direcionada pela seguinte questão: como a perspectiva da fenomenologia pode ampliar a leitura da biomecânica na Educação Física? Para obter estar resposta, objetiva-se traçar uma relação entre filosofia, ciência e arte como perspectiva de ampliar os conhecimentos sobre o movimento humano na Educação Física, posto que essa abordagem, em particular no pensamento de Merleau-Ponty, articula conhecimentos científicos, filosóficos e estéticos. Para a investigação proposta, é utilizada como referência metodológica a atitude fenomenológica de Merleau-Ponty e, nesse movimento, as fotografias de Eadweard Muybridge valem como estratégias para a reflexão fenomenológica sobre o movimento humano. O método e a estratégia permitem identificar, interpretar e apontar nuances sobre o conhecimento do movimento humano na Educação Física. Assim, nos capítulos que constituem essa dissertação é posto em cena os conceitos da biomecânica e da fenomenologia, possibilitando destacar as leituras sobre o corpo, percepção, técnica, estética e de análise do movimento para esses saberes.pt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS DA SAUDE::EDUCACAO FISICApt_BR
Appears in Collections:PPGEF - Mestrado em Educação Física

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
LaisSaraivaTorres_DISSERT.pdf6,44 MBAdobe PDFThumbnail
View/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.