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Título: Avaliação da implementação do Programa de Atenção à Saúde do Estudante do Instituto Federal da Paraíba
Autor(es): Teotônio, Isabelle Martins
Orientador: Costa, Maria Teresa Pires
Palavras-chave: Avaliação;Política pública;Assistência estudantil;Implementação
Data do documento: 26-Fev-2018
Referência: TEOTÔNIO, Isabelle Martins. Avaliação da implementação do Programa de Atenção à Saúde do Estudante do Instituto Federal da Paraíba. 2018. 111f. Dissertação (Mestrado Profissional em Gestão Pública) - Centro de Ciências Sociais Aplicadas, Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Natal, 2018.
Resumo: Os programas da assistência estudantil na área da saúde têm como objetivo a promoção e a prevenção da saúde, na perspectiva de reduzir a evasão, sendo importante avaliá-los para gerar informações que auxiliem, nas tomadas de decisões, os gestores e os técnicos envolvidos no processo de implementação. Esta pesquisa avaliou o Programa de Atenção à Saúde do Estudante da Política de Assistência Estudantil do IFPB em dois campi implantados da segunda fase do Plano de Expansão da RFEPCT, segundo o modelo de avaliação proposto por Draibe (2001) e a partir das competências do referido programa. Para tanto, utilizou-se de uma abordagem qualitativa e os procedimentos técnicos foram a pesquisa bibliográfica, pesquisa documental e pesquisa de campo. Na pesquisa de campo a coleta de dados foi através de entrevistas, cujo instrumento foi um roteiro semiestruturado, realizadas com os implementadores do PASE e a Pró-Reitoria de Assuntos Estudantis do IFPB. A técnica utilizada para análise dos dados foi a análise de conteúdo proposta por Bardin (2011). Concluiu-se que a implementação do Programa de Atenção à Saúde do Estudante, de forma descentralizada, gera falta de uniformidade quanto à adoção de determinados procedimentos como o planejamento e o controle das ações executadas nos campi, que os implementadores não possuem domínio acerca do conhecimento PASE, e na percepção deles, os estudantes também não conhecem, o que está atrelado à falta de capacitação interna específica para os servidores atuarem no âmbito do Programa, e essas falhas no processo podem comprometer a finalidade do PASE. Concluiu-se também que o programa como de atendimento universal, desconsiderando a vulnerabilidade econômica como critério de participação, como beneficiários das ações, que as competências do PASE são cumpridas em sua maioria, mesmo com a insuficiência de recursos humanos e inexistência de recursos específicos para a sua implementação, porém por não haver um plano com descrições de metas e resultados esperados, nem um monitoramento e avaliações internas sistematizados, não foi possível verificar se os resultados dessas ações condizem com os aqueles esperados, nem com os objetivos do Programa. Como sugestão para aplicabilidade dos resultados do estudo, foi proposto um roteiro com medidas a serem tomadas na implementação do PASE nos futuros campi que forem implantados no IFPB, ou, se a gestão entender oportuno, mediante a reformulação da Política e implantação do módulo saúde do SUAP, aplicarem as medidas como projeto-piloto.
Abstract: Student health assistance programs are aimed at health promotion and prevention with a view to reducing circumvention, and it is important to evaluate them in order to generate information that will help managers and technicians involved in decision making implementation process. This study evaluated the Program of Attention to Student Health of the IFPB Student Assistance Policy in two campuses implanted in the second phase of the Expansion Plan of the RFEPCT, according to the evaluation model proposed by Draibe (2001) and from the competences of the said program. For that, a qualitative approach and was used, the technical procedures were bibliographic research, documentary research and field research. In the field research the data collection was through interviews, whose instrument was a semistructured script, carried out with the implementers of the PASE and the Pró-Rectory of Student Affairs of the IFPB. The technique used to analyze the data was the content analysis proposed by Bardin (2011). It was concluded that the implementation of the Program of Attention to Student Health in a decentralized way, generates a lack of uniformity in the adoption of certain procedures such as the planning and control of the actions performed in the campuses, that the implementers do not have control over the knowledge PASE , and in their perception, the students do not know either, which is related to the lack of specific internal training for the employees to work within the Program, and these failures in the process can compromise the purpose of the PASE. It was also concluded that the program as universal service, disregarding economic vulnerability as a criterion of participation as beneficiaries of actions, that PASE competencies are mostly fulfilled, even with insufficient human resources and lack of specific resources for the its implementation, but because there is no plan with descriptions of goals and expected results, nor monitoring and systematized internal evaluations, it was not possible to verify if the results of these actions are in line with those expected or with the objectives of the Program. As a suggestion for the applicability of the study results, a roadmap was proposed with measures to be taken in the implementation of PASE in the future campuses that are implanted in the IFPB, or, if management deems it appropriate, through the reformulation of the Policy and implementation of the health module of the SUAP, to apply the measures as a project-pilot.
URI: https://repositorio.ufrn.br/jspui/handle/123456789/25379
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