Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufrn.br/handle/123456789/25476
Título: Nietzsche e a crítica da linguagem como produtora de “verdades”
Autor(es): Araújo, Joelson
Palavras-chave: Nietzsche;Filosofia alemã;Linguagem e línguas
Data do documento: 26-Jun-2018
Editor: Editora da UFRN
Referência: ARAÚJO, Joelson. Nietzsche e a crítica da linguagem como produtora de “verdades”. Natal: EDUFRN, 2018. 132 p.
Resumo: Na perspectiva de Nietzsche, a Filosofia, como a Ciência e a Religião, não é capaz de dizer as verdades que tanto desejamos. Por quê? Pelo simples motivo de que tudo que falamos sobre as coisas é produto da linguagem, e a linguagem é um sistema de signos inventado por nós, humanos, demasiadamente humanos. A linguagem dá nome a todas as coisas, mas os nomes não dizem a verdade das coisas. A linguagem é uma espécie de teia que jogamos sobre o mundo. Jogamos e esquecemos que jogamos, alerta Nietzsche, e por isso acreditamos em nossas “verdades”. Em seu trabalho de dissertação, bem escrito, bem fundamentado, Joelson Araújo se dedicou a esclarecer a interpretação nietzschiana sobre a relação entre linguagem e verdade, e suas análises nos mostram que, para o filósofo alemão, a Filosofia (como a Ciência e a Religião), por se apoiar em pilares totalmente insólitos, não tem o poder de dizer verdades absolutas, mas, em contrapartida, pode e deve dizer não verdades relativas, isto é, pode e deve dizer verdades poéticas. Fernanda Bulhões
URI: https://repositorio.ufrn.br/jspui/handle/123456789/25476
ISBN: 978-85-425-0790-4
Aparece nas coleções:EDUFRN - Ciências Humanas

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Nietzsche e a crítica da linguagem como produtora de verdades.pdf2,38 MBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.