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Title: Aproximações e distanciamentos entre necessidades formativas de futuros professores de ciências bolsistas e não bolsistas do PIBID
Authors: Dantas, Daiane Lourene Soares
Advisor: Cunha, Marlecio Maknamara da Silva
Keywords: Formação de professores;Necessidades formativas;PIBID;Ensino de Ciências
Issue Date: 22-Feb-2018
Citation: DANTAS, Daiane Lourene Soares. Aproximações e distanciamentos entre necessidades formativas de futuros professores de ciências bolsistas e não bolsistas do PIBID. 2018. 112f. Dissertação (Mestrado em Educação) - Centro de Educação, Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Natal, 2018.
Portuguese Abstract: A presente pesquisa buscou compreender os significados e sentidos que os futuros professores de Ciências atribuem às suas trajetórias de formação e assim desvelar suas necessidades no âmbito da formação inicial. É fundamentada nos princípios da abordagem qualitativa em educação. Valeu-se de entrevista narrativa de cunho (auto) biográfico para a coleta dados e da técnica “compreensivo-interpretativa” para análise do material empírico. Teve como questão fundante: quais as aproximações e distanciamentos entre as necessidades formativas de futuros professores de Ciências bolsistas e não bolsistas do PIBID? O objetivo foi analisar quais as aproximações e distanciamentos entre as necessidades formativas de futuros professores de Ciências que foram bolsistas e não bolsistas do PIBID. Elenquei como objetivos específicos “compreender se os eventos das histórias de vida combinados com as trajetórias de formação colaboraram ou (não) para o ingresso dos licenciandos na universidade e consequentemente no PIBID” e “verificar se as necessidades formativas se diferenciam a depender da participação (ou não) no Programa Institucional de Bolsas de Iniciação a Docência (PIBID) pelos futuros professores de Ciências”. Partindo do primeiro objetivo específico, constatei que ao conectarmos a posição social dos licenciandos com suas trajetórias de formação é curioso perceber que a situação econômica familiar parece definir não apenas mais facilidades, como também a própria escolha pelo PIBID. Quanto ao segundo objetivo específico desta pesquisa, surpreendeu-me o fato de encontrar mais necessidades formativas que se entrecruzam do que se opõem entre bolsistas e não bolsistas. Em suma, constatei que não há tantos distanciamentos quantos se quer fazer existir entre as trajetórias de formação e as necessidades formativas de futuros docentes de Ciências pibidianos e nãopibidianos. Nesse prisma, esse trabalho conclui pela necessidade de continuidade de investigação a respeito das necessidades formativas, não só no contexto da formação de professores de Ciências, mas de todos os cursos de licenciatura da UFRN, como principal ferramenta para (re) construção dos currículos das licenciaturas.
Abstract: This work seeked to understand the significances and directions that the future Sciences Teachers assign to their formation path and, this way, they express their formative needs in the beginning formation. It is based on a qualitative approach in education. It was used a narrative interview to collect data, as well as a “comprehensive, interpretative” technique for analysis of the empirical content. It focused on the main question: “what the approximations and distances in relation to the formative needs of scholar Sciences Teachers and non-scholar PIBID ones?” The objective was to analyze what approximations and distances in relation to the formative needs of scholar Sciences Teachers that were scholars and non-scholars in the PIBID. It was determined as specific objectives “to understand if the life experiences events combined with formation path influence or not the degree students in university, in addition to the PIBID ones” and “to check if the formative needs are different depending on the participation (or not) in Program for Scholarships for Beginner Teachers by the future Sciences Teachers”. According to the first objective, it was concluded that when we link the social status of the degree students to their formation path, it is interesting to realize that the economic family situation seems to determine not only more facilities, but also the proper option of the PIBID. Regarding the second specific objective from this research, it surprises the fact of being found more formative needs related than opposite ideas between “Scholars” e “non-scholars”. In short, it is concluded that there is not concrete distances concerning formation path and formative needs of beginning Sciences Teachers, that are or not pibid students. So, this work is concluded by the need of investigating on formative needs not only in Sciences Teachers formation context, but in all the Degree courses of UFRN for the re(formulation) of the Degree courses curriculum.
URI: https://repositorio.ufrn.br/jspui/handle/123456789/25508
Appears in Collections:PPGED - Mestrado em Educação

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