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Título: Análise da gestão dos Programas de Pós-Graduação baseada no resultado da avaliação CAPES por meio da matriz importância-desempenho
Autor(es): Rolim, Paulo Yvens Farias
Orientador: Ramos, Anatalia Saraiva Martins
Palavras-chave: Avaliação CAPES;Gestão da Informação e do Conhecimento;Análise importância-desempenho
Data do documento: 1-Dez-2017
Referência: ROLIM, Paulo Yvens Farias. Análise da gestão dos Programas de Pós-Graduação baseada no resultado da avaliação CAPES por meio da matriz importância-desempenho. 2017. 153f. Dissertação (Mestrado Profissional em Gestão da Informação e do Conhecimento) - Centro de Ciências Sociais Aplicadas, Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Natal, 2017.
Resumo: Por contribuírem para a produção e a disseminação do conhecimento, os programas de pós-graduação se transformaram em fator estratégico para o desenvolvimento da sociedade brasileira. A avaliação, controle e gestão da pós-graduação no Brasil é promovida pela Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES) e os programas que não possuem um plano estratégico formal desenvolvem suas ações baseadas no objetivo de cumprir com os requisitos do sistema de avaliação. O objetivo geral desta pesquisa é analisar o desempenho de 40 dos programas de pós-graduação stricto sensu na modalidade acadêmica da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN) por meio da utilização da Análise Importância-Desempenho (AID) conforme proposta por Martilla e James (1977) e Sever (2014). Para consecução deste objetivo, o mesmo foi dividido em três objetivos específicos, a saber: fazer a correlação entre os processos de uso estratégico da informação de Choo (2003) e os Fundamentos do Modelo de Excelência em Gestão Pública (MEGP), desenvolver a matriz de importância-desempenho para cada programa de pós-graduação stricto sensu acadêmico avaliado ao longo dos dois últimos triênios de avaliação CAPES e identificar pontos fortes e oportunidades de melhoria no resultado consolidado de todas as avaliações CAPES dos programas de pós-graduação da UFRN apresentado pela matriz de importância-desempenho desenvolvida. A análise foi realizada à luz da teoria de Choo (2003) e do Modelo de Excelência em Gestão Pública (MEGP), projetando os resultados dos programas e apontando ações estratégias para criação de vantagem competitiva e melhoria do resultado geral da avaliação institucional. O estudo tem caráter descritivo, desenvolvido por meio de revisão bibliográfica e pesquisa documental. Foram analisados um total de 1.124 itens das avaliações trienais 2010 e 2013 da CAPES, coletados de 80 fichas de avaliações de programas de pós-graduação, dos quais foram levantados o peso (importância) e a avaliação (desempenho) atribuída aos mesmos. O resultado da pesquisa é o diagnóstico geral da performance dos programas, identificando os itens cruciais relacionados com as forças e oportunidades de melhoria observados no resultado da avaliação dos programas de pós-graduação da UFRN.
Abstract: By contributing to the production and spreading of knowledge, academic graduate programs have turned into a strategic factor in the development of society in Brazil. The process of quality assurance and direction of graduate programs in Brazil is done by the Coordination for the Improvement of Higher Education Personnel (CAPES), whereas programs that do not have a formal strategic plan normally operate under actions that aim at meeting the requirements set by the evaluation system. The primary point of this research is to study the performances of 40 different academic graduate programs at the Federal University of Rio Grande do Norte (UFRN), through the implementation of the ImportancePerformance Analysis (IPA). It is an analytical method applied to examine and suggest new plans for better coordination, as proposed by Martilla and James (1977) e Server (2014). In order to achieve this objective, it was divided into three specific objectives: to correlate the Choo’s strategic use of information with the foundations of the excellence in public management model, to develop the importance-performance matrix for each academic graduate program evaluated over the last two three-year CAPES evaluation and identify strengths and opportunities for improvement in the consolidated outcome of CAPES assessments of UFRN graduate programs presented by the IPA. The analysis was carried out in the light of the theory proposed by Choo (2003) and the Excellence in Public Management Model (MEGP) pointing out strategic actions to create competitive advantage and improvement of the overall result. The study has a descriptive character, being developed through bibliographic review and documentary research. A total of 1,124 items from CAPES triennial evaluations of 2010 and 2013 were analyzed. These were gathered from 80 different files of graduate program evaluation, of which were measured the respective attributed level of importance and performance. The result of the research is the presentation of the general analysis of the programs, identifying the main factors in question and the opportunities for improvement, observed in the evaluation of the graduate programs at UFRN.
URI: https://repositorio.ufrn.br/jspui/handle/123456789/25578
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