Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufrn.br/handle/123456789/25593
Título: Ideologia, poder e discurso da seca na mídia
Autor(es): Gomes, Adriano Lopes
Rosado, Cid Augusto da Escócia
Palavras-chave: Análise do discurso;Ideologia;Poder;Secas;Imprensa e política
Data do documento: 19-Jul-2018
Editor: EDUFRN
Referência: GOMES, Adriano Lopes; ROSADO, Cid Augusto da Escócia. Ideologia, poder e discurso da seca na mídia. Natal: Edufrn, 2018. 159 p.
Resumo: Este livro é um esforço para se compreender como a ideologia e o poder interferem na ressignificação dos discursos imersos no contexto da mídia impressa quanto à seca no Nordeste, ocorrência climática que castiga mais de 20 milhões de brasileiros causando-lhes problemas de ordem diversa. Tem ainda preocupações com as práticas sociais da linguagem e com as rotinas de produção da notícia, sem perder de vista o papel da história na formação da identidade de indivíduos e povos. É fruto de uma pesquisa desenvolvida em ambiente interdisciplinar, aplicando-se ao corpus formado por cinco reportagens da Folha de São Paulo, o método da Análise do Discurso francesa e a teoria da polifonia de Bakhtin, do campo da Linguística Aplicada, associados a fundamentos da área da Comunicação, como os da agenda-setting.
URI: https://repositorio.ufrn.br/jspui/handle/123456789/25593
ISBN: 978-85-425-0806-2
Aparece nas coleções:EDUFRN - Linguística, Literatura e Artes

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Ideologia poder e discurso da seca na mídia.pdf14,6 MBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.