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Título: Uma análise da implantação e da funcionalidade dos projetos padrão do FNDE: a experiência das escolas infantis tipo "B" do proinfância em Natal/RN
Autor(es): Almeida, Mariana Barbosa Carlos de
Orientador: Veloso, Maisa Fernandes Dutra
Palavras-chave: Arquitetura escolar;Análise projetual;Escolas infantis;Projeto padrão
Data do documento: 15-Mai-2018
Referência: ALMEIDA, Mariana Barbosa Carlos de. Uma análise da implantação e da funcionalidade dos projetos padrão do FNDE: a experiência das escolas infantis tipo "B" do proinfância em Natal/RN. 2018. 232f. Dissertação (Mestrado em Arquitetura e Urbanismo) - Centro de Tecnologia, Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Natal, 2018.
Resumo: A educação das crianças de 0 a 5 anos em instituições de educação infantil tem sido cada vez mais valorizada nas últimas décadas, tanto em função da necessidade dos pais que trabalham fora de casa, quanto por razões relacionadas ao desenvolvimento da criança. Dessa forma, a universalização da educação infantil passou a ser uma meta imprescindível para um bom desempenho no ensino fundamental e médio, reduzindo a repetência e aumentando o sucesso na educação básica. O Programa Proinfância foi criado nesse contexto, buscando ampliar a oferta de educação infantil, além de oferecer apoio para aquisição de equipamentos e mobiliário. Por meio desse programa, o Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE) disponibiliza vários projetos padrão para a construção das escolas financiadas pela União, uma prática comum no Brasil. Os projetos padronizados necessitam de certa flexibilidade para permitir ajustes às condições do local e produzir uma arquitetura de qualidade; no entanto, nesse caso, não há margem para alterações. Sendo assim, a pesquisa busca compreender a implantação dos projetos padrão das escolas infantis do FNDE e a adequação desse espaço construído no contexto da cidade de Natal/RN. A primeira etapa consistiu na revisão da literatura, em seguida, na análise técnica do projeto “tipo B”, e na realização de estudos de caso em duas instituições infantis, contemplando, além de visitas técnicas, entrevistas com os funcionários das escolas e com arquitetos da Secretaria Municipal de Educação (SME). Os resultados das análises demonstram que o projeto precisa de revisões em diversos aspectos para melhorar seu desempenho, principalmente, no programa de necessidades, nos dimensionamentos de diversos ambientes, no conforto ambiental em geral, na valorização das áreas externas, entre outras questões. Além disso, os espaços projetados precisam de maior flexibilidade para alterações de layout e de usos.
Abstract: The education of children aged 0 to 5 years in day care and preschool has been increasingly valued in recent decades, as related the need of parents working outside as to reasons for the development of the child. By the way, the universalization of primary education has become an essential point for an effective learning in primary and secondary education, reducing repetition and increasing success in basic education. The Proinfância Program was created in this context, searching to expand the offer of basic education, besides offering support for the acquisition of equipment and furniture. Therefore, the research seeks to understand the implementation of day care's standard projects provided from FNDE and the adjustments for this building in the city's context. The FNDE provides, through this program, several standard projects for the construction of schools financed by the Union, a practice very common in Brazil. The point is that standard designs demands flexibility to allow adjustments to the site's unique conditions and produce a better architecture quality than nowadays, however, in this case, there is no space for changes. Therefore, the research seeks to understand the implementation of day care's standard projects provided from FNDE and the adjustments for this building in the city's context. The first step was the literature review, then, the technical analysis of the "type B" project, then the case studies in two institutions, including technical visits, interviews with school staff and with Municipality Education Secretary’s (SME) architects. The results of the school analysis shows that the standard design needs several revisions in order to improve your performance, mainly in many room areas, the appreciation of outsides areas, general environmental comfort, etc. In addition, the spaces needs more flexibility for layout and usability changes.
URI: https://repositorio.ufrn.br/jspui/handle/123456789/25664
Aparece nas coleções:PPGAU - Mestrado em Arquitetura e Urbanismo

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