Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufrn.br/handle/123456789/25757
Título: Natal, outra cidade!: o papel da Intendência Municipal no desenvolvimento de uma nova ordem urbana na cidade de Natal (1904-1929)
Autor(es): Santos, Renato Marinho Brandão
Palavras-chave: Administração municipal – Natal (RN) – História;Natal (RN) – História;Natal (RN) – Política e governo
Data do documento: 20-Ago-2018
Editor: EDUFRN
Referência: SANTOS, Renato Marinho Brandão. Natal, outra cidade!: o papel da Intendência Municipal no desenvolvimento de uma nova ordem urbana na cidade de Natal (1904-1929). Natal: Edufrn, 2018. 356 p.
Resumo: No título deste livro, “Natal, outra cidade”, a cidade dos administradores, ou seja, a cidade do conselho da intendência municipal, não se define por si mesma, mas pela outra cidade que ela deseja ser. É como se a cidade de Natal se situasse fora dela mesma, num tempo futuro, sob uma forma ainda desconhecida do presente. O mínimo que podemos observar aqui é que há algo de desestabilizador nessa situação. Por um lado, o desejo, o sonho, a utopia; por outro, o medo, a repulsa, a recusa. Nas suas mais variadas formas, a legislação elaborada pelos intendentes era portadora da sua utopia e do seu temor. Justamente nas letras da lei, naquele domínio frio, exato, burocrático, em que nunca esperaríamos que palpitasse algum subjetivismo, justamente ali estão alojados esses dois sentimentos contrários que movimentam a cidade.
URI: https://repositorio.ufrn.br/jspui/handle/123456789/25757
ISBN: 978-85-425-0444-6
Aparece nas coleções:EDUFRN - Ciências Humanas

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Natal outra cidade!.pdf18,12 MBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.