Please use this identifier to cite or link to this item: https://repositorio.ufrn.br/handle/123456789/25765
Title: A pele de uma escrita: a dicção feminina na poesia de Paula Tavares
Authors: Gomes, Canniggia de Carvalho
Advisor: Lima, Tânia Maria de Araújo
Keywords: Paula Tavares;Escrita feminina;Erotismo
Issue Date: 31-Jul-2017
Citation: GOMES, Canniggia de Carvalho. A pele de uma escrita: a dicção feminina na poesia de Paula Tavares. 2017. 99f. Dissertação (Mestrado em Estudos da Linguagem) - Centro de Ciências Humanas, Letras e Artes, Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Natal, 2017.
Portuguese Abstract: Esta dissertação encontra na poética de Paula Tavares, publicada desde 1985, o corpus para a pesquisa que aqui se desenvolve. Angolana, do sul de Huíla, traz o corpo da mulher e seu erotismo como temática fulcral de seu trabalho, irrompendo na literatura a partir de um viés transgressor dos costumes com uma escrita e dicção no feminino. É nas poesias publicadas ao longo dos seus seis livros que encontramos os elementos principais para a construção desse texto, principalmente nos poemas que aludem ao corpo feminino e ao erótico, bem como os que nos sugerem uma perspectiva de leitura a partir das questões de gênero. Pensando a teoria de Hélène Cixous, em The laugh of the Medusa (1976), partimos do princípio de que há uma autoria feminina na produção de Paula Tavares, para que, assim, possamos verificar os elementos que surgem a partir dessa escrita. Investigamos, consequentemente, como se dá o erótico na poética de Paula Tavares e os caminhos que nos é oferecido para refletirmos sobre as questões de gênero deflagradas nas sociedades durante a história da humanidade. Para aprofundarmos as análises sobre o corpo e o erotismo, utilizamos, com mais ênfase, as colaborações teóricas de Elisabeth Grosz, em Corpos reconfigurados (2000), Elódia Xavier, em Que corpo é esse? O corpo no imaginário feminino (2007), Georges Bataille, em O erotismo (2014), Octavio Paz, em A dupla chama: amor e erotismo (1914), e Audre Lorde, em Sister outsider: essays and speeches (1984). A pesquisa que aqui propomos se constitui metodologicamente como bibliográfica e analítica.
Abstract: This dissertation found in Paula Tavares’ poetic, which has been published since 1985, the corpus to the research that we propose. Angolan, born in Huíla, she brings, as the central theme, the woman’s body and its erotism, a bias that trangresses the costums. The poems, which were published along her six books, are the essencial elements to this text, manly the ones that mention the female’s body and the erotic, and those that contributes with a way of reading the gender questions as well. Guided by Hélène Cixou’s theory, in The laugh of the Medusa (1976), we propose that there is a feminine authors in Paula Tavares’ literature and we also check the elements that rise in this written. The erotic and the way it contributes to the reflection about gender questions is one of the points that gains profundity in this dissertation and, for that, we bring to the discussion Corpos reconfigurados (2000), by Elisabeth Grosz, Que corpo é esse? O corpo no imaginário feminino (2007), by Elódia Xavier, O erotismo (2014), by Georges Bataille, A dupla chama: amor e erotismo (1914), by Octavio Paz, and Sister outsider: essays and speeches (1984), by Audre Lorde. This research is methodologically bibliographic and analytics.
URI: https://repositorio.ufrn.br/jspui/handle/123456789/25765
Appears in Collections:PPGEL - Mestrado em Estudos da Linguagem

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
Peleescritadicção_Gomes_2018.pdf627.26 kBAdobe PDFThumbnail
View/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.