Please use this identifier to cite or link to this item: https://repositorio.ufrn.br/handle/123456789/26132
Title: Proposta de UEPS abordando conceitos envolvidos no processo de ensino e aprendizagem da eletroquímica
Authors: Medeiros, Jaqueline Suênia Silva de
Advisor: Silva Júnior, Carlos Neco da
Keywords: Aprendizagem significativa;UEPS;Ensino médio;Eletroquímica
Issue Date: 24-Aug-2018
Citation: MEDEIROS, Jaqueline Suênia Silva de. Proposta de UEPS abordando conceitos envolvidos no processo de ensino e aprendizagem da eletroquímica. 2018. 165f. Dissertação (Mestrado Profissional em Ensino de Ciências Naturais e Matemática) - Centro de Ciências Exatas e da Terra, Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Natal, 2018.
Portuguese Abstract: O presente trabalho objetivou elaborar, aplicar e avaliar uma Unidade de Ensino Potencialmente Significativa – UEPS, com foco no conteúdo da Eletroquímica. A proposta utiliza como pressupostos básicos aspectos da teoria da Aprendizagem Significativa. A referida UEPS gerou um produto educacional destinado aos professores da Educação Básica, para que os mesmos possam aplica-la em suas aulas de Química. O debate inicial foi gerado em torno das ideias do funcionamento das baterias de celulares, já que os estudantes incorporaram a utilização desse dispositivo à sua rotina. No intuito de contribuir com a melhoria do processo de ensino e aprendizagem desse conteúdo, as atividades presentes na proposta contemplaram: situaçõesproblemas, experimentos, debates, simuladores, leitura de textos, apresentações de vídeos e construção de mapas conceituais. A UEPS construída foi aplicada em duas turmas do ensino médio regular, uma do 2º Ano (20 estudantes) e outra do 3º Ano (25 estudantes), ambas na Escola Estadual José Joaquim, localizada no município de Coronel Ezequiel-RN. No primeiro momento, foram levantados os conhecimentos prévios sobre o funcionamento das baterias dos celulares e posteriormente foi possível discutir conceitos relacionados ao conteúdo da eletroquímica, tais como: ânodo, cátodo, agente oxidante, agente redutor, oxidação, redução, ponte salina, entre outros. Os dados coletados no decorrer das atividades foram analisados com base nos referenciais da pesquisa qualitativa. A partir da aplicação da unidade foi possível observar que os estudantes demonstraram motivação para o estudo, entusiasmo para a resolução das situações propostas e ancoragem de novos conhecimentos. Estas situações foram evidenciadas a partir da participação dos estudantes no decorrer das atividades, tal como a elaboração do mapa conceitual produzidos no início e ao final da aplicação. Para fins de análise, o mapa ajudou a identificar indícios de aprendizagem significativa, como também o uso de três questões semiabertas, juntamente com um questionário, onde eles podiam responder quatro afirmações classificadas numa escala de máximo para a concordância e mínimo de discordância ao uso da UEPS nas aulas de química. Como resultados, eles relataram que os momentos de aprendizagem foram prazerosos, pois se sentiram mais pré-dispostos em participar de todas as etapas de aplicação e concordaram com o uso da UEPS para o processo de ensino e aprendizagem da eletroquímica. Ao término, evidenciou-se que a aplicação da UEPS se caracteriza como dinâmica e possibilita aos estudantes a aprendizagem de maneira progressiva a partir das diferentes atividades/estratégias desenvolvidas.
Abstract: The present work aimed to elaborate, apply and evaluate a Potentially Significant Teaching Unit - PSTU, with focu on the content of Electrochemistry. The proposal uses as basic assumptions aspects of the theory of Significant Learning. The said PSTU generated an educational product intended for teachers of basic education so that they can apply it in their chemistry’s classes. Initial debate was generated around the ideas of the operation of cellular batteries, as the students incorporated the use of this device to their routine. In order to contribute to the improvement of the teaching and learning process of this content, the activities present in the proposal included: situations-problems, experiments, debates, simulators, reading texts, video presentations and construction of conceptual maps. The PSTU constructed was applied in two classroom high school, one in the 2nd year (20 students) and the other in the 3rd year (25 students), both in the José Joaquim Public School, located in the municipality of Coronel Ezequiel-RN. In the first moment, the previous knowledge on the operation about cellular batteries was raised and later it was possible to discuss concepts related to the content of electrochemistry, such as: anode, cathode, oxidizing agent, reducing agent, oxidation, reduction, saline bridge, among others. The data collected during the activities were analyzed based on the qualitative research references. From the application of the unit it was possible to observe that the students demonstrated motivation for the study, enthusiasm for the resolution of the problems situations and anchoring of new knowledges. These situations were evidenced from the participation of the students in the activities in course, such as the elaboration of the map produced at the beginning and end of the application. For analysis purposes the map helped identify significant learning cues, as also the use of three half-open questions along with a questionnaire where they could answer four statements ranked on a maximum scale for agreement and minimum disagreement about use of PSTU in chemistry class. As results, they reported that learning moments were enjoyable, as they felt more willing to participate in all stages of application and agreed to the use of PSTU for the teaching and learning process of electrochemistry. At the end, it was evidenced that the application of the PSTU is characterized as dynamic and enables students to learn progressively from the different activities/strategies developed.
URI: https://repositorio.ufrn.br/jspui/handle/123456789/26132
Appears in Collections:PPGECNM - Mestrado em Ensino de Ciências Naturais e Matemática

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
PropostaUEPsabordando_Medeiros_2018.pdf6,28 MBAdobe PDFThumbnail
View/Open
ProdutoEducacional_Medeiros_2018.pdfUnidade de ensino potencialmente significativas - UEPS1,89 MBAdobe PDFThumbnail
View/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.