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dc.contributor.advisorMedeiros, João Telesforo Nobrega de-
dc.contributor.authorLago, Daniel Mousinho-
dc.date.accessioned2018-12-06T20:14:39Z-
dc.date.available2018-12-06T20:14:39Z-
dc.date.issued2018-08-30-
dc.identifier.citationLAGO, Daniel Mousinho. Fabricação local de um protótipo de um bico injetor diesel common rail EURO 5. 2018. 94f. Dissertação (Mestrado em Engenharia Mecânica) - Centro de Tecnologia, Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Natal, 2018.pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufrn.br/jspui/handle/123456789/26259-
dc.description.abstractA method was developed to manufacture a prototype of a diesel injector nozzle that meets the EURO 5 standard, in force in Brazil until 2022, using local technology for turning, grinding and electroerosion of metallic materials with the aim of generating mechanical technology that ballast industrial activity of the state. Details related to process evolution, manufacturing process parameters, and adaptations have been documented and are reproducible. A device was built which allowed to perform the internal grinding of the guide hole of the needle of the injection nozzle in a CNC lathe. A positioning device was also built to ensure the pitch and roll angles of the atomizer nozzles in the electroerosion process. A comparative methodology was developed to evaluate the clearance of the needle adjustment in the guide hole of the injector nozzle. After the manufacturing process, the prototypes of injector nozzles were taken to the Metrology Laboratory of the Federal University of Rio Grande do Norte to evaluate the cylindricity reached with the adopted methodology, in addition to measure the deviations from the nominal dimensions. The built devices showed effectiveness in their application. The methodologies implemented for manufacturing the prototype of a diesel injector nozzle demonstrated that the turning, internal grinding and drilling steps can be locally performed, but these methodologies can still be improved to reduce the tolerance intervals.pt_BR
dc.description.sponsorshipConselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico - CNPqpt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectUsinagempt_BR
dc.subjectEletroerosãopt_BR
dc.subjectRetificação internapt_BR
dc.subjectDispositivo de fixaçãopt_BR
dc.subjectCommon railpt_BR
dc.subjectBico injetor dieselpt_BR
dc.titleFabricação local de um protótipo de um bico injetor diesel common rail EURO 5pt_BR
dc.title.alternativeLocal manufacturing of a prototype of a Common Rail EURO 5 diesel injector nozzlept_BR
dc.typemasterThesispt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.initialsUFRNpt_BR
dc.publisher.programPROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM ENGENHARIA MECÂNICApt_BR
dc.contributor.authorIDpt_BR
dc.contributor.advisorIDpt_BR
dc.contributor.referees1Barbosa, Cleiton Rubens Formiga-
dc.contributor.referees1IDpt_BR
dc.contributor.referees2Batalha, Gilmar Ferreira-
dc.contributor.referees2IDpt_BR
dc.contributor.referees3Souza, Juliana Ricardo de-
dc.contributor.referees3IDpt_BR
dc.contributor.referees4Oliveira Filho, Manoel Fernandes de-
dc.contributor.referees4IDpt_BR
dc.description.resumoDesenvolveu-se um método de fabricação de um protótipo de um bico injetor diesel que atenda à norma EURO 5, vigente no Brasil até 2022, utilizando-se tecnologia local para torneamento, retificação e eletroerosão de materiais metálicos com o intuito de gerar tecnologia mecânica norte-rio-grandense que lastreie atividade industrial. Os detalhes relacionados à evolução do processo, parâmetros dos processos de fabricação e adaptações realizadas foram documentados e são reproduzíveis. Foi construído um dispositivo que viabilizou a realização da retificação interna do furo guia da agulha do bico injetor no torno CNC. Foi construído também um dispositivo de posicionamento para garantir os ângulos de pitch e roll dos bocais atomizadores no processo de eletroerosão. Desenvolveu-se uma metodologia comparativa para avaliar a folga do ajuste da agulha no furo-guia do bico injetor. Após fabricados, os bicos injetores foram levados ao Laboratório de metrologia da Universidade Federal do Rio Grande do Norte para avaliar a cilindricidade atingida com a metodologia adotada, além dos desvios em relação às medidas nominais. Os dispositivos construídos apresentaram eficácia em sua aplicação. As metodologias implementadas para a fabricação do protótipo de um bico injetor demonstraram que as etapas de torneamento, retificação interna e furação podem ser executadas localmente, todavia essas metodologias ainda podem ser aprimoradas para reduzir os intervalos de tolerância.pt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::ENGENHARIAS::ENGENHARIA MECANICApt_BR
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