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dc.contributor.advisorAlmeida, Elinei Araújo de-
dc.contributor.authorSilva, Clécio Danilo Dias da-
dc.date.accessioned2018-12-06T22:09:37Z-
dc.date.available2018-12-06T22:09:37Z-
dc.date.issued2018-07-30-
dc.identifier.citationSILVA, Clécio Danilo Dias da. Potencialidades dos mapas conceituais no processo ensino-aprendizagem em Zoologia. 2018. 143f. Dissertação (Mestrado Profissional em Ensino de Ciências Naturais e Matemática) - Centro de Ciências Exatas e da Terra, Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Natal, 2018.pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufrn.br/jspui/handle/123456789/26270-
dc.description.abstractIn contemporary times, the knowledge of Zoology is explored within the curricular matrix of several undergraduate courses in the areas of life sciences. They are included in basic curricular components aimed at understanding about animals within the context of biodiversity. Because it is an area that encompasses a large number of taxa and presents many peculiar scientific terminologies to be explored within an evolutionary sequence, it is a challenge to promote adequate learning when directed to students who are newly admitted to higher education. In order to minimize these problems, numerous didactic strategies have been used by teachers at the Federal University of Rio Grande do Norte (UFRN), including visits to the field, laboratory classes, play activities, exhibitions of didactic material, as well as the application of Concept Maps (MCs) in teaching and learning about animal diversity. In this context, the objective of this work was to evaluate the potential and implications of the use of MCs in the teaching and learning process of Zoology in Biological Sciences courses involving the study of invertebrate taxa. This is a qualitative-qualitative research with participant observation procedures and content analysis. In order to achieve these objectives, two undergraduate and graduate courses in Biological Sciences (teacher's and Bachelor's degree), involving the Curriculum Zoology I component were followed. Several documents were produced in the discipline, such as: questionnaires (diagnoses, activities, expectations and qualitative evaluation); summative evaluation; didactic activities (guided studies, reviews, reports, projects and exercises exploring MCs), among others. The analysis of the documents evidenced MCs as an efficient resource to diagnose knowledge, mobilize and motivate students to acquire and retain contents included in Zoology. The results found in the research together with the experience lived and built in the course of the research, also supported the elaboration of an educational product called " Didactic suggestions for exploring Concept maps in pedagogical training: evidencing biological contents”.pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.relationSugestões didáticas para exploração de mapas conceituais na formação pedagógica: evidenciando conteúdo biológico-
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectEnsino de Zoologiapt_BR
dc.subjectMapeamento conceitualpt_BR
dc.subjectOrganizador gráficopt_BR
dc.subjectIngressantes no ensino superiorpt_BR
dc.titlePotencialidades dos mapas conceituais no processo ensino-aprendizagem em Zoologiapt_BR
dc.typemasterThesispt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.initialsUFRNpt_BR
dc.publisher.programPROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM ENSINO DE CIÊNCIAS NATURAIS E MATEMÁTICApt_BR
dc.contributor.authorIDpt_BR
dc.contributor.advisorIDpt_BR
dc.contributor.referees1Souza, Maria de Fátima de-
dc.contributor.referees1IDpt_BR
dc.contributor.referees2Sodré Neto, Luiz-
dc.contributor.referees2IDpt_BR
dc.description.resumoNa contemporaneidade, os conhecimentos da Zoologia são explorados dentro da matriz curricular de diversos cursos de graduação das áreas das ciências da vida. São incluídos em componentes curriculares de caráter básico voltados para entender sobre os animais dentro do contexto da biodiversidade. Por ser uma área que engloba uma grande quantidade de táxons e, apresentar numerosas terminologias científicas peculiares a serem exploradas dentro de uma sequência evolutiva, torna-se um desafio promover-se uma aprendizagem adequada quando direcionada a estudantes recém-ingressos no ensino superior. Visando minimizar estas problemáticas, numeráveis estratégias didáticas têm sido utilizadas por docentes na Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN), ao incluir visitas a campo, aulas de laboratório, atividades lúdicas, exposições de material didático, bem como a aplicação de Mapas Conceituais (MCs) no percurso de ensino-aprendizagem sobre a diversidade animal. Nesse contexto, o objetivo do trabalho foi avaliar o potencial e implicações do uso de MCs no processo de ensino e aprendizagem de Zoologia em cursos de Ciências Biológicas envolvendo o estudo de táxons invertebrados. Trata-se de uma pesquisa quali-qualitativa com procedimentos à observação participante e análise de conteúdo. Visando alcançar tais objetivos, realizou-se o acompanhamento de duas turmas de graduação em Ciências Biológicas (Licenciatura e Bacharelado), envolvendo o componente Curricular Zoologia I. Foram obtidos diversos documentos produzidos na disciplina, como: questionários (diagnósticos, execução de atividades, expectativas e avaliação qualitativa); avaliação somativa; atividades didáticas (estudos dirigidos, resenhas, relatórios, projetos e exercícios explorando MCs), entre outros. A análise dos documentos evidenciaram os MCs como um recurso eficiente para diagnosticar conhecimentos, mobilizar e motivar os estudantes para aquisição e retenção de conteúdos incluídos em Zoologia. Os resultados encontrados na investigação juntamente com a experiência vivenciada e construída no percurso da pesquisa, também fundamentaram a elaboração de um produto educacional designado de “Sugestões didáticas para exploração de Mapas Conceituais na formação pedagógica: evidenciando conteúdos biológicos”.pt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::MATEMATICApt_BR
Aparece nas coleções:PPGECNM - Mestrado em Ensino de Ciências Naturais e Matemática

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