Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufrn.br/handle/123456789/26338
Título: Memes históricos: uma ferramenta didática nas aulas de História
Autor(es): Andrade, Alessandra Michelle Alvares
Orientador: Pereira, Henrique Alonso de Albuquerque Rodrigues
Palavras-chave: Ensino de História;Mídias;Metodologias ativas;Meme;Blog
Data do documento: 4-Set-2018
Referência: ANDRADE, Alessandra Michelle Alvares. Memes históricos: uma ferramenta didática nas aulas de História. 2018. 128f. Dissertação (Mestrado Profissional em Ensino de História - Profhistória) - Centro de Ciências Humanas, Letras e Artes, Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Natal, 2018.
Resumo: Esta pesquisa apresenta uma proposta pedagógica que utiliza memes históricos como ferramentas didáticas a favor do Ensino de História. Mediante reflexões a respeito da prática docente utilizada na Educação Básica, no contexto do Mestrado Profissional em Ensino de História – ProfHistória – este trabalho discute novas metodologias e ferramentas didáticas que podem tornar o Ensino de História atrativo, dinâmico e significante para o aluno do Ensino Fundamental. Para atingir este propósito, o objeto de estudo escolhido é o trabalho de análise e produção de memes históricos por meio de da metodologia ativa de Ensino Híbrido, a qual está pauta no uso mídias e de tecnologia através de celulares na educação. Por ser uma forma rápida de comunicação e por seu conteúdo humorístico, o meme pode servir como meio para uma formação crítica e criativa da juventude, se for estimulado num sentido responsável da sua produção a partir da mediação pedagógica de temas e conceitos históricos, além de estimular a leitura, a pesquisa e utilização do livro didático para a análise e produção do conteúdo midiático. A metodologia utilizada neste trabalho inclui atividades diagnósticas desenvolvidas com os alunos do 8º e 9º da E.E. Myriam Coeli, análise e produção de memes históricos que são abrigados em um blog educativo, local onde se desenvolve o Ensino Híbrido sendo este o produto didático-pedagógico desta dissertação. Como resultados da implantação desta proposta, conclui-se que escola e professores podem auxiliar na formação de uma juventude cada dia mais plural, adotando uma nova percepção e interação entre os temas históricos e os memes, incorporando-os às práticas educacionais, possibilitando uma estreita relação entre o Ensino de História e o universo dos alunos, oportunizando o protagonismo desses estudantes no processo de construção do Conhecimento Histórico fazendo uso de espaços midiáticos como os blogs através dos celulares.
Abstract: This research shows a pedagogical proposal that uses memes historical as a didactical tool as an way of history teaching. By reflection regarding the educational practice used in the basic education in the context of the professional master’s degree in history teaching- history teacher- this work discusses new methodologies to become the history teaching attractive, dynamical and meaningful for the elementary school students. To reach this purpose the object of chosen study it is analysis work and production of historical memes through the methodology it activates of the hybrid teaching, which is line in the use of Medias and of technologies through cellular in the education. For being a fast form of communication and for being humorous content the memes can serve as middle for a critical and creative formation of the youth, if it be stimulated in the sense of their production starting from the pedagogical mediation of themes and historical concepts, besides stimulating the reading, the research and the use of the text book for analysis and production of the media content. Starting from diagnostic activities developed by the students in this works comes a didactical pedagogical proposal that consists of an educational blog where they are sheltered fewer produced by the students. With the implantation of this proposal it is concluded that the school and the teachers can aid in the formation of a youth and more and more plural adopting new perception and interaction between the historical themes and the memes, incorporating the educational pedagogic practices making possible a narrow relationship between the history teaching and the students’ universe, giving a chance for those students’ on their leader role in the process of construction of these historical knowledge making use of media space as blogs through cellular phones.
URI: https://repositorio.ufrn.br/jspui/handle/123456789/26338
Aparece nas coleções:PROFHISTORIA - Mestrado Profissional em Ensino de História

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Memeshistóricosferramenta_Andrade_2018.pdf3,19 MBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.