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Title: Otimização em processos hospitalares: metodologia Lean Six Sigma
Authors: Ferreira, Danilo Carneiro
Keywords: Lean healthcare;Lean hospital;Lean six sigma
Issue Date: 30-Oct-2018
Citation: FERREIRA, Danilo Carneiro. Otimização em processos hospitalares: metodologia Lean Six Sigma. 2018. 97f. Dissertação (Mestrado Profissional em Gestão e Inovação em Saúde) - Centro de Ciências da Saúde, Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Natal, 2018.
Portuguese Abstract: O aumento nos custos dos serviços hospitalares juntamente com as limitações do financiamento público e o aumento da demanda no setor da saúde exigiram dos profissionais modelos novos de gestão focados nos rearranjos dos processos com o objetivo de eliminar desperdícios, reduzir custos, otimizar tempo e melhorar a experiência do paciente. A metodologia lean six sigma (LSS), originalmente introduzida na manufatura, adentrou-se por inúmeras áreas, inclusive a área da saúde, alicerçada em três pilares: foco no paciente, tempo e valor. Como objetivo, desenvolveu-se um guia de conceitos enxutos (lean six sigma) para aplicação nas diversas áreas do ambiente hospitalar da Rede EBSERH baseado na implantação desses conceitos no ambulatório de quimioterapia do Hospital das Clínicas da Universidade Federal de Goiás/EBSERH entre o período de janeiro/2018 a abril/2018. Utilizou-se uma abordagem qualitativa, quantitativa, aplicada e exploratória. Como procedimento técnico utilizaram-se a pesquisa bibliográfica e a pesquisa-ação. O trabalho foi conduzido utilizando a metodologia lean six sigma DMAIC em suas cinco etapas: definir, mensurar, analisar, implementar e controlar. Elaborou-se o mapa de fluxo de valor (MFV) atual e futuro e analisaram-se os desperdícios no processo. O agendamento do paciente para a quimioterapia foi alterado do manual para o eletrônico, via comunicação em rede, baseada nas cadeiras disponíveis no setor e no tempo de infusão do protocolo quimioterápico. A taxa de ocupação média do setor foi de 48,75% com aumento de 9,32% entre os períodos analisados. O tempo total do processo (lead time) foi diminuído de 15 dias 1 hora e 24 minutos para 9 dias e 24 minutos (redução de 42,8%). Obteve-se um takt (taxa de trabalho para cumprir com a demanda diária do setor) com valor médio de 26,9 minutos para as atividades realizadas durante a infusão da quimioterapia. A média de faturamento dos procedimentos oncológicos entre os meses de janeiro a abril/2018 ficou em R$ 492.361,54. Esse valor correspondeu à utilização de 48,75% da capacidade do ambulatório de quimioterapia. Uma projeção de meta de ocupação de 75% para o setor levaria a um faturamento, proporcionalmente, no valor de R$ 757.479,29. Ou seja, o setor poderia faturar mais R$ 265.117,75 mensalmente, utilizando da estrutura e dos recursos humanos já disponíveis. Uma grande vantagem da metodologia lean como instrumento de gestão e de inovação na saúde está na capacidade da realização de grandes mudanças, otimizações de processos e eliminação de desperdícios sem a necessidade de tecnologia dura ou altos investimentos financeiros. As mudanças podem ser proporcionadas utilizando materiais simples, ou até mesmo sem a necessidade de nenhum material, uma vez que o redesenho do processo, realocando recursos humanos e atividades, pode ser a solução para os problemas em análise.
Abstract: The increase in costs of hospital services, the limitations of public financing, and increased demand in the healthcare sector required new management models focused on process rearrangements. Process with goals of eliminating loss, reducing costs, optimizing time and improving the patient’s experience. The lean six sigma methodology (LSS), originally from manufacturing, was introduced in many areas, including healthcare, and it is based on three pillars: patient focus, time and value. The goal of the study was to apply the lean six sigma guide in the different areas of the EBSERH Network hospital environment, based on the implementation of these concepts in the chemotherapy clinic of the Hospital das Clínicas of the Federal University of Goiás / EBSERH between the period from January 2018 to April 2018. A qualitative, quantitative, applied and exploratory approach was used. As a technical procedure, it was used a bibliographic and action research. The work was conducted using the lean six sigma DMAIC methodology in its 5 steps: define, measure, analyze, implement and control. The current and future value stream map (VSM) was elaborated and the waste was analyzed in the process. Patient scheduling for chemotherapy was changed from manual to electronic, via network communication, based on the available spots in the sector and infusion time of the chemotherapy protocol. The average occupancy rate of the sector was 48.75%, with an increase of 9.32% among the analyzed periods. The total lead time was decreased from 15 days 1 hour and 24 minutes to 9 days and 24 minutes (reduction of 42.8%). A takt (labor rate to meet the daily demand of the sector) was obtained with an average value of 26.9 minutes for the activities performed during the infusion of chemotherapy. The average billing of oncological procedures between january and april/ 2018 was R$ 492,361.54. This value corresponded to the use of 48.75% of the chemotherapy outpatient capacity. A projection of 75% occupancy target for the sector would lead to a proportional billing in the amount of R$ 757,479.29. That is, the sector could bill more R$ 265.117,75 monthly, using the structure and human resources already available. A major advantage of lean methodology as an instrument for healthcare management and innovation lies in the ability to make major changes, optimize processes and eliminate loss without the need for hard technology or high financial investments. Changes can be provided using simple materials, or even without the need for any material, once the redesign of the process, reallocating human resources and activities, can be the solution to the problems under analysis.
URI: https://repositorio.ufrn.br/jspui/handle/123456789/26363
Appears in Collections:Mestrado Profissional em Gestão e Inovação em Saúde

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