Please use this identifier to cite or link to this item: https://repositorio.ufrn.br/handle/123456789/26553
Title: Estratégias de sobrevivência no ensino superior na educação a distância: os estudantes de pedagogia (UFRN)
Authors: Silva, Danniela Ernesto de Lima e
Keywords: Educação a distância;Sobrevivência social estudantil;Ensino superior;Abordagem sociobiográfica
Issue Date: 30-Aug-2018
Citation: SILVA, Danniela Ernesto de Lima e. Estratégias de sobrevivência no ensino superior na educação a distância: os estudantes de pedagogia (UFRN). 2018. 100f. Dissertação (Mestrado em Educação) - Centro de Educação, Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Natal, 2018.
Portuguese Abstract: As transformações contemporâneas influenciadas pelos recursos tecnológicos modificaram o contexto social, especificamente a educação que incorporou novas formas de ensino e aprendizagem. Este trabalho busca colaborar na área da Educação a Distância, especificamente com a investigação das estratégias de sobrevivência social que os estudantes do curso de pedagogia à distância, no polo Natal, na UFRN - Universidade Federal do Rio Grande do Norte desenvolveram durante o período de sua formação. O estudo faz um resgate histórico da institucionalização da modalidade educacional a distância, partindo do seu surgimento mundial até chegar à UFRN. Na pesquisa se explora os resultados do questionário virtual aplicado com dez estudantes da turma utilizando a ferramenta Google forms. As análises, a partir da codificação descritiva e analítica das respostas dos estudantes no questionário, orientaram o campo de interpretações sobre os significados pessoais e pedagógicos dos conteúdos revelados. Além disso, essas interpretações também estão inspiradas na experiência da própria autora, que fez parte do mesmo grupo de estudantes investigados, numa abordagem sociobiográfica sustentada pelos conceitos de experiência próxima e de experiência distante.
Abstract: Facing the contemporary transformations in the technological sources that influence the social context into occurs the learning in the formal teaching, this paper seeks to collaborate in the EaD-Education at a Distance area specially with an investigation about the social survival strategies that the students of the EaD pedagogy formation, in the Natal pole in the UFRN-Universidade Federal do Rio Grande do Norte developed during their formation period. The study made a historical rescue of the institutionalization of EaD educational mode since the worldwide apparition to arrive in the UFRN. In the research it explores the results of the virtual questionnaire applied over ten students of the class using the Google forms tools. The analysis from the descriptive and analytical codification of the students answers in the questionnaire oriented the interpretations field about the personal and pedagogical means of the contends revealed. In addition, those interpretations also be inspired in the owner author experience who was a member of the same generation of the investigated students in a sociobiographical approach based in the near experience and distant experience concept.
URI: https://repositorio.ufrn.br/jspui/handle/123456789/26553
Appears in Collections:PPGED - Mestrado em Educação

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
Estratégiassobrevivênciaensino_Silva_2018.pdf1,98 MBAdobe PDFThumbnail
View/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.