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Title: O ensino e aprendizagem da Mbira Nyunganyunga em sua dimensão técnica: uma pesquisa-ação com licenciandos em Música da UFRN
Authors: Silambo, Micas Orlando
Keywords: Ensino e aprendizagem;Dimensão técnica;Mbira Nyunganyunga
Issue Date: 5-Dec-2018
Citation: SILAMBO, Micas Orlando. O ensino e aprendizagem da Mbira Nyunganyunga em sua dimensão técnica: uma pesquisa-ação com licenciandos em Música da UFRN. 2018. 256f. Dissertação (Mestrado em Música) - Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Natal, 2018.
Portuguese Abstract: Resulta de um estudo sobre o ensino e a aprendizagem da Mbira Nyunganyunga em sua dimensão técnica realizada no âmbito do Programa de Pós-Graduação em Música (PPGMUS) da Escola de Música da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (EMUFRN) objetivando investigar o planejamento, implementação e avaliação do material didático para o ensino e aprendizagem de um instrumento musical africano, Mbira Nyunganyunga, utilizando uma oficina intervenista aplicada a licenciandos da EMUFRN. Para tanto, apresenta, discute, analisa e reflete sobre sujeitos, processos, situações, práticas, conhecimentos, saberes entre outras atividades que configuram a formação musical do indivíduo no contexto da Música de Mbira na conteporaneidade. Fundamenta-se em perspectivas epistemológicas no escopo de relações de distintas áreas: Etnomusicologia, Antropologia Cultural, Educação Musical, entre outras tendo como suporte metodológico uma técnica retrospectiva que possibilitou uma reflexão intensa sobre as práticas e saberes vivenciados no contexto da Música da Mbira, desde 2008, nos projetos Mukhambira e Wakambira. É dialogado com estudos realizados por Berliner (1978), durante 7 anos, sobre a Música e tradições dos povos Vashona de Zimbabwe abordando métodos de ensino e aprendizagem da Música de Mbira e o seu simbolismo para os executantes. Teve como bases investigativas: pesquisa bibliográfica, abrangendo diferentes áreas de conhecimento; pesquisa documental para a descoberta de um amplo conjunto de documentos incluindo a observação de fotografias, material audiovisual, métodos e práticas da Mbira; questionário diagnóstico que visou construir dados sobre os contextos e grupos nos quais ocorre a aprendizagem da Mbira em Moçambique; métodos documentados para a sua aprendizagem; atualização do seu nível de difusão e adesão nas comunidades e nas escolas; identificação dos maiores intervenientes no processo da sua transmissão e aprendizagem; reconhecimento do repertório usado na sua aprendizagem dentro e fora das instituições de ensino bem como na descrição do nível de motivação pela aprendizagem deste instrumento. Todas bases investigativas ajudaram a (re)conhecer o perfil, os dados, as preferências, as necessidades musicais dos participantes da Pesquisa; observação participante para vivenciar as atividades e tecer dados para construir o diário de Pesquisa; entrevistas semiestruturadas, visando construir percepções e sugestões dos participantes sobre a proposta; e análise triangular das singularidades obtidas para amplificar a interpretação, manutenção, modificação, revisão e avaliação do material didático. O procedimento metodológico elencado nesta Pesquisa qualitativa induziu a inclusão de uma Pesquisa-ação. Os resultados da Pesquisa evidenciaram singularidades da formação musical e cultural através de elementos fundamentais e saberes que demonstraram que as práticas de Música de Mbira apresentam uma forma e estrutura da performance musical como uma ação social de importante consequência para os outros tipos de ações culturais. A ressignificação das práticas musicais idiossincráticas e idiomáticas compartilhadas e transmitidas no contexto da Música de Mbira, não só mantêm a música viva e dinâmica, mas também minimizam os choques culturais que têm se verificados nas academias, permitindo que a escola se torne mais permeável à pluralidade cultural e amplie referências transformadoras na construção e formação pedagógica mais consolidada e diversificada no âmbito da Educação e formação musical na contemporaneidade.
Abstract: This dissertation is a result of a study about technical dimensions of Nyunganyunga Mbira training development conducted in the Post-graduation Music Program (PPGMUS) of Federal University of Rio Grande do Norte (EMUFRN). Its goal was to investigate the planning, implementation and evaluation of didactic resource in the training development of an African musical traditional instrument, Mbira Nyunganyunga, using a workshop that involved graduate students from EMUFRN. So, this dissertation exposes, discusses, analyses and reflects upon individuals, processes, situations, experiences, knowledge, and others activities, which configure the contemporary musical training development of students in Mbira musical context. It is supported by a epistemological perspectives scope of distinguished areas: ethnomusicology, cultural anthropology, music education and other areas; The methodological procedure includes the retrospective technique which made it possible to conduct an intensive reflection about experiences and knowledges experienced in Mbira music context since 2008 at Mukhambira and Wakambira projects. It is supported by studies done by Berliner (1978), during seven years about music and traditions of the Shona people of Zimbabwe, discussing the learning and teaching methods of Mbira music and how the symbolism related to the players. This study has the following investigations basis: bibliography research, covering different areas of study; documental research to study several papers which include pictures observation and audiovisual material, Mbira methods and experiences; diagnostic questionnaire which aimed to construct data about the context and groups where the learning of Mbira takes place in Mozambique; methods documented for the training; recognition of the recent situations about its diffusion and adherence at the communities and schools; identification of the major intervenient in its transmission and training development; recognition of the repertory used in its training development at school and out of school, and also describing the rate of motivation in learning this instrument. The methodological procedure helped to recognize the profile, personal information and participants musical preferences; participative observation to experience activities and collet information portrayed on the research diary; semi-structured interviews, aiming to understand the participant’s perceptions and suggestions about the proposal; and triangular analysis of the singularities obtained to enlarge the interpretation, maintenance, modification, review and evaluation of didactic material proposed for Mbira music training development. The methodological procedure proposed in this qualitative research induced the inclusion of an action research. The results of this research has shown singularities of musical and cultural training development, through fundamental elements and experiences which demonstrated that Mbira music procedures have a shape and structure in music performance and is understood as a social action with significant consequences of other styles of cultural activities. The application of those idiosyncratic and idiomatic musical experiences, shared and transmitted into Mbira music context, besides the maintenance of music existence and its dynamical, it minimizes cultural shocks which has been verified in academies, allowing the school to become permeated to cultural plurality and enlarging transforming references in the pedagogies of training development required in contemporary music education.
URI: https://repositorio.ufrn.br/jspui/handle/123456789/26584
Appears in Collections:PPGMUS - Metrado em Música

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