Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufrn.br/handle/123456789/26585
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisorCosta, Alessandra Castilho Ferreira da-
dc.contributor.authorMoura, Aline Lessa Ramos Lima-
dc.date.accessioned2019-02-07T19:28:33Z-
dc.date.available2019-02-07T19:28:33Z-
dc.date.issued2017-06-07-
dc.identifier.citationMOURA, Aline Lessa Ramos Lima. Crônicas de alunos do 8º ano do Ensino Fundamental entre oralidade e escrituralidade: tradições discursivas, leitura e produção de textos. 2017. 336f. Dissertação (Mestrado Profissional em Letras - Profletras/NAT) - Centro de Ciências Humanas, Letras e Artes, Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Natal, 2017.pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufrn.br/jspui/handle/123456789/26585-
dc.description.abstractThis study analized, in an intervening way, the presence of communicative parameters postulated by Koch and Oesterreicher (1990) in chronicles produced by students of 8th grade of Middle School at a Public School, in the continuum of orality and literacy. Through an approach that allies the Discourse Tradition assumptions to the Genera School assumptions, It was applied a didact sequence (Dolz and Schinewly, 2004), aiming to provide opportunity to get strategies and resourses from literacy, at the same time the process of text production was guided through real communication situations, involving school, family, community and general readership, producing chronicles that deal with the care that the human being must have with animals. The changes on the use of strategies and typical resourses of literacy, provoked by the development of the didactic sequence, were proved by the analyse of different text versions produced by the students following the communicative parameters proposed by Koch and Oesterreicher (2007), willing to verify displacement on the production process in the continuum of orality and literacy. Through the insights proposed by The Discoursive Tradition according to Koch e Oesterreicher (2007), Kabatek (2012), Longhin (2014), Castilho da Costa (2015), were analized the Discursive Tradition of the content, the style, the compositional structure, and the intertextual and interdiscursive traditions contained in the chronicles produced by the students, from the communicative parameters proposed. The textual genre “Chronicle” was explored under the insight of Cândido (1992), Arrigucci Jr. ( 1987) e Sá (1987). The analyses of the compositional structure of the studied genre was based on the descriptive and narrative sequence by Adam (2008).pt_BR
dc.description.sponsorshipCoordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES)pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectCrônicapt_BR
dc.subjectParâmetros comunicativospt_BR
dc.subjectOralidadept_BR
dc.subjectEscrituralidadept_BR
dc.subjectTDspt_BR
dc.titleCrônicas de alunos do 8º ano do Ensino Fundamental entre oralidade e escrituralidade: tradições discursivas, leitura e produção de textospt_BR
dc.typemasterThesispt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.initialsUFRNpt_BR
dc.publisher.programPROGRAMA DE MESTRADO PROFISSIONAL EM LETRAS – PROFLETRASpt_BR
dc.contributor.authorIDpt_BR
dc.contributor.advisorIDpt_BR
dc.contributor.referees1Azevedo, Josilete Alves Moreira de-
dc.contributor.referees1IDpt_BR
dc.contributor.referees2Sousa, Gilton Sampaio de-
dc.contributor.referees2IDpt_BR
dc.description.resumoEste estudo analisou, de maneira interventiva, a presença dos parâmetros comunicativos em crônicas produzidas por alunos do 8º Ano do Ensino Fundamental de uma escola pública, no contínuo de oralidade e escrituralidade. Através de uma abordagem que alia os pressupostos teóricos do Modelo de Tradições Discursivas aos subsídios da Escola de Genera, foi aplicada uma sequência didática com módulos de leitura e escrita, objetivando fornecer aos alunos oportunidades de aquisição de estratégias e recursos da escrituralidade, ao mesmo tempo em que o processo de produção de texto guiou-se por situações reais de comunicação, envolvendo escola, família, comunidade e o público leitor em geral, resultando em crônicas que tratam do cuidado que o ser humano deve ter com os animais. As mudanças na utilização de estratégias e recursos típicos da escrituralidade, provocadas pelo desenvolvimento da sequência didática, foram comprovadas por meio da análise das diferentes versões de textos produzidos pelos alunos a partir dos parâmetros comunicativos propostos por Koch e Oesterreicher (2007), com o intuito de verificar deslocamentos dessa produção no contínuo de oralidade e escrituralidade. A partir da visão proposta pelo estudo das Tradições Discursivas, observando Koch e Oesterreicher (2007), Kabatek (2012), Longhin (2014), Castilho da Costa (2015), foram analisadas as TDs de conteúdo, de estrutura composicional e as tradições intertextuais e interdiscursivas presentes nas crônicas produzidas pelos estudantes, conforme os parâmetros comunicativos propostos. O gênero textual “crônica” foi abordado sob a visão de Cândido (1992), Arrigucci Jr. (1987) e Sá (1987). A análise da estrutura composicional do gênero em estudo foi baseada nas sequências descritiva e narrativa propostas por Adam (2008). Os resultados obtidos comprovam que houve um deslocamento na produção textual dos estudantes para a escrituralidade.pt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LETRASpt_BR
Aparece nas coleções:PROFLETRAS - NATAL - Mestrado Profissional em Letras

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Crônicasalunos8º_Moura_2017.pdf2,77 MBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.