Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufrn.br/handle/123456789/26814
Título: Um estudo sobre a reconfiguração da orientação para a ação escrever textos argumentativos em Química
Autor(es): Araújo, Marcelo Siqueira de
Orientador: Nunez, Isauro Beltran
Palavras-chave: Galperin;Orientação;Textos argumentativos em Química
Data do documento: 30-Nov-2018
Referência: ARAÚJO, Marcelo Siqueira de. Um estudo sobre a reconfiguração da orientação para a ação escrever textos argumentativos em Química. 2018. 181f. Tese (Doutorado em Ensino de Ciências e Matemática) - Centro de Ciências Exatas e da Terra, Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Natal, 2018.
Resumo: A produção do conhecimento científico é baseada na criação de explicações sobre o porquê da ocorrência dos fenômenos, escrever textos argumentativos em Química emerge da interação de habilidades cognitivas, habilidades cognitivo linguísticas e dos elementos característicos de um texto argumentativo que para Galperin, em sua Teoria da Formação Planejada de Ações Mentais e dos Conceitos (TFPAMC), escrever um texto argumentativo em Química é uma ação que transforma-se em habilidade, e sua aprendizagem ocorre por meio da elaboração ou ampliação de sua orientação, estruturada em uma Base de Orientação da Ação (BOA), constituindo-se no objeto de estudo desta pesquisa. O objetivo geral é investigar a influência de uma Experiência Formativa na orientação do licenciando em Química sobre a orientação para a ação escrever textos argumentativos nas aulas de Química. A estratégia metodológica utilizada foi a Experiência Formativa estruturada na Teoria da Formação Planejada de Ações Mentais e dos Conceitos (TFPAMC), tendo como participantes licenciandos em Química da Universidade Federal do Rio Grande do Norte, campus Natal. Os dados foram coletados a partir da prova pedagógica, do questionário, do caderno de registro e da observação. Os resultados da pesquisa destacam: (a) a aplicabilidade das estratégias empregadas para caracterização do nível de desenvolvimento da habilidade em estudo; (b) a possibilidade de reconfiguração da orientação através do emprego da Experiência Formativa aliada à Teoria Galperin; (c) a viabilidade da análise do processo de reconfiguração a partir dos instrumentos aplicados na Experiência Formativa; e (d) a identificação de fatores que influenciam na reelaboração da orientação.
Abstract: La producción del conocimiento científico está basado en la creación de explicaciones acerca del porqué de la ocurrencia de los fenómenos, escribir textos argumentativos en Química se inmerge de la interacción de habilidades cognitivas, habilidades cognitivo lingüística y de los elementos característicos de un texto argumentativo que para Galperin, en su Teoría de la Formación Planeada de Acciones Mentales y de los Conceptos (TFPAMC), escribir un texto argumentativo en química es una acción que se transforma en habilidad, y su aprendizaje ocurre a través de la elaboración o ampliación de su orientación, estructurada en una Base de Orientación de la Acción (BOA), constituyéndose en el objeto de estudio de esta investigación. El objetivo central es investigar la fluidez de una Experiencia Formativa en la orientación del licenciando en Química sobre la orientación para la acción de escribir textos argumentativos en las clases de Química. La estrategia metodológica utilizada fue la Experiencia Formativa estructurada en la Teoría de la Formación Planeada de Acciones Mentales y de los Conceptos (TFPAMC), teniendo como participantes licenciandos en Química de la Universidad Federal del Rio Grande do Norte, campus Natal. Los datos que se han recolectado desde la prueba pedagógica, del cuestionario, del cuaderno de registro y de la observación. Los resultados de la pesquisa han destacado: (a) La aplicabilidad de las estrategias empleadas para la caracterización del nivel del desarrollo de la habilidad en el estudio; (b) la posibilidad de reconfiguración de la orientación a través del empleo de la Experiencia Formativa junto a la Teoría Galperin; (c) la viabilidad del análisis del proceso de reconfiguración a partir de los instrumentos aplicados en la Experiencia Formativa; y (d) la identificación de los factores que influyen en la reelaboración de la orientación.
URI: https://repositorio.ufrn.br/jspui/handle/123456789/26814
Aparece nas coleções:PPECM - Doutorado em Ensino de Ciências e Matemática

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Estudosobrereconfiguração_Araújo_2018.pdf2,08 MBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.