Please use this identifier to cite or link to this item: https://repositorio.ufrn.br/handle/123456789/26889
Title: Estudo comparativo da percepção do público entre a performance memorizada e com partitura da peça Desdobramentos de Rogério Costa
Authors: Mascoli, Felipe da Silva
Keywords: Memorização;Rogério Costa;Desdobramentos
Issue Date: 14-Dec-2018
Citation: MASCOLI, Felipe da Silva. Estudo comparativo da percepção do público entre a performance memorizada e com partitura da peça Desdobramentos de Rogério Costa. 2018. 50f. Dissertação (Mestrado em Música) - Escola de Música, Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Natal, 2018.
Portuguese Abstract: Esta pesquisa investiga a percepção do público quanto a dois tipos de performances de uma música contemporânea. A investigação dá-se através do estudo da influência da peça Desdobramentos de Rogério Costa sob os participantes, uma vez tocada de memória e outra com o auxílio da partitura. O objetivo foi o de determinar se há diferenças significativas entre ambas. A abordagem primeiramente apresenta as particularidades de performances tocadas com e sem o auxílio da partitura, de maneira teórica, com base na literatura. Posteriormente, realizo explanações acerca da peça e do processo da minha preparação, estudo e análise da obra, estratégias no que tange o processo de memorização, referências teóricas e experimentações. A coleta de dados deu-se por intermédio de estudos, relatos e questionários aplicados após a interpretação da peça. Os experimentos realizados tiveram, como propósito, a coleta de opiniões de alunos de violoncelo do curso técnico, graduação e mestrado da UFRN, além dos alunos do projeto “Fraternidade sem Fronteiras” e um aluno da UFMS, a respeito das duas versões. Os participantes tiveram o papel principal avaliar as apresentações evidenciando possíveis particularidades de cada uma, através de questionários com perguntas objetivas e dissertativas. Por meio dos dados coletados, através dos experimentos, foi possível determinar o efeito das duas versões da peça e qual dos dois métodos utilizados torna a performance mais eficaz, ou seja, que tem maior impacto positivo na percepção do público.
Abstract: This research investigates the public's perception of two types of performances of a contemporary music. The investigation takes place through the study of the influence of the piece Desdobramentos of Rogério Costa under the participants, once played by heart and another with the aid of the score. The objective was to determine if there were significant differences between the two. The approach first presents the peculiarities of performances played with and without the aid of the score, theoretically, based on the literature. Later, I make explanations about the piece and process of my preparation, study and analysis of the work, strategies regarding the process of memorization, theoretical references and experiments. The investigation was done through studies, reports and questionnaires applied after the interpretation of the piece. The experiments carried out were aimed at collecting the opinions of cello students from UFRN's technical, undergraduate and master's degree, as well as students from the project “Fraternidade sem Fronteiras” and a UFMS student, regarding the two versions. Participants had as their main role to evaluate the presentations, evidencing possible particularities of each one, through questionnaires with objective and dissertative questions. Through the data collected through the experiments it was possible to determine the effect of the two versions of the piece and which of the two methods used makes the performance more effective, that is, that has a greater positive impact on the public perception.
URI: https://repositorio.ufrn.br/jspui/handle/123456789/26889
Appears in Collections:PPGMUS - Metrado em Música

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
Estudocomparativopercepção_Mascoli_2019.pdf1,64 MBAdobe PDFThumbnail
View/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.