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dc.contributor.advisorPaz, Ana Maria de Oliveira-
dc.contributor.authorDantas, Jailson Lucena-
dc.date.accessioned2019-04-09T19:18:45Z-
dc.date.available2019-04-09T19:18:45Z-
dc.date.issued2017-07-31-
dc.identifier.citationDANTAS, Jailson Lucena. A pesquisa orientada na escola: uma prática de letramento informacional em uma turma de ensino fundamental. 2017. 84f. Dissertação (Mestrado Profissional em Letras) - Centro de Ensino Superior do Seridó, Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Natal, 2017.pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufrn.br/jspui/handle/123456789/26902-
dc.description.abstractIn contemporary society there is wide availability of information, especially due to the advent and popularization of digital technologies from the last decades. But has the school prepared its students to know how to deal safely and autonomously with this range of informational resources available? Although the PCNs point out that this would be one of the school’s responsibilities, it is observed that it has not yet fully complied this function, since the students present many difficulties in relation to the search and use of information. It is in this context that we developed a didactic intervention in an 8th grade class from a public school, located in the municipality of Picuí-PB, purposing to promote and analyze, from the development of information literacy practices, the improvement of student performance in terms of search, selection, mapping, evaluation and uses of the information and its contribution for a writing production in literacy events on the school context. To base the research it transits through concepts of literacy and informational literacy. It develops an intervention using as methodological guidance the action-research, once it involves a practical matter and its improvement, as well as a reflection on this practice. It still embraces a qualitative and quantitative approach of the data emanated from the research that was developed through didactic sequences in which the students could increase skills for the accomplishment of the targeted research and for the improvement in dealing with informational resources in general. The challenge of this work proposal was to develop a teaching practice focused on informational literacy in Portuguese language classes. Despite the difficulties resulting, especially, from the few informational resources available in the school, the objectives were achieved as planned according to the methodology adopted, which takes into account cognitive, affective and physical aspects during the learning process, and the teacher-researcher’s planning.pt_BR
dc.languagept_BRpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectLetramento informacionalpt_BR
dc.subjectEnsino de Língua Portuguesapt_BR
dc.subjectEnsino fundamentalpt_BR
dc.subjectPesquisa-açãopt_BR
dc.titleA pesquisa orientada na escola: uma prática de letramento informacional em uma turma de ensino fundamentalpt_BR
dc.typemasterThesispt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.initialsUFRNpt_BR
dc.publisher.programPROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM LETRAS - PROFLETRAS CURRAIS NOVOSpt_BR
dc.contributor.authorIDpt_BR
dc.contributor.advisorIDpt_BR
dc.contributor.referees1Gomes, Alexandro Teixeira-
dc.contributor.referees1IDpt_BR
dc.contributor.referees2Oliveira, Risoleide Rosa Freire de-
dc.contributor.referees2IDpt_BR
dc.description.resumoNa sociedade contemporânea, há uma grande disponibilidade de informações, sobretudo em função do advento e da popularização das tecnologias digitais a partir das últimas décadas. Mas será que a escola tem preparado seus alunos para saberem lidar de maneira segura e autônoma com essa gama de recursos informacionais disponíveis? Embora os PCN (1998) apontem que essa seria uma das responsabilidades da escola, observa-se que ela ainda não tem cumprido plenamente essa função, pois os alunos apresentam muitas dificuldades no que se refere à busca e ao uso da informação. É neste contexto que se desenvolve uma intervenção didática em uma turma de 8º ano de uma escola pública, situada no município de Picuí-PB, com o objetivo de analisar e favorecer, a partir do desenvolvimento de práticas de letramento informacional, a melhoria do desempenho dos alunos em termos de busca, seleção, mapeamento, avaliação e usos da informação e sua contribuição para a produção escrita em eventos de letramento na esfera escolar. Para fundamentar a pesquisa, transita-se pelos conceitos de letramentos e letramento informacional. Desenvolve-se a intervenção tendo como orientação metodológica a pesquisa-ação, por envolver uma questão prática e a sua melhoria, bem como uma reflexão sobre essa prática. Adota-se ainda uma abordagem qualitativa dos dados emanados da pesquisa que se desenvolveu por meio de sequências didáticas nas quais os alunos puderam ampliar habilidades para a realização da pesquisa orientada e para a melhoria no trato com os recursos informacionais de um modo geral. O desafio desta proposta de trabalho foi desenvolver uma prática docente focada no letramento informacional em aulas de Língua Portuguesa. Apesar das dificuldades decorrentes, principalmente, dos poucos recursos informacionais disponíveis na escola, os objetivos foram atingidos conforme foram planejados em função da metodologia adotada, que leva em consideração aspectos cognitivos, afetivos e físicos durante o processo de aprendizagem, e do planejamento do professor-pesquisador.pt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LETRASpt_BR
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