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Título: Sondagens, voto e democracia: pesquisas eleitorais nas eleições municipais de Natal/RN - 2012
Autor(es): Menezes, Daniel Gonçalves de
Orientador: Costa, Homero de Oliveira
Palavras-chave: Eleição Municipal do Natal/2012;Eleições Municipais;Pesquisas Eleitorais;Voto;Democracia
Data do documento: 28-Mar-2014
Editor: Universidade Federal do Rio Grande do Norte
Referência: MENEZES, Daniel Gonçalves de. Sondagens, voto e democracia: pesquisas eleitorais nas eleições municipais de Natal/RN - 2012. 2014. 135f. Tese (Doutorado em Ciências Sociais) - Centro de Ciências Humanas, Letras e Artes, Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Natal, 2014.
Resumo: O presente trabalho teve como objetivo fundamental compreender o papel desempenhado pela pesquisa eleitoral nas eleições, em especial, no condicionamento do comportamento eleitoral dos votantes. Para isso foi aplicado um survey durante o pleito. Foram trabalhadas também as percepções dentro do mercado político composto pelos profissionais da área, jornalistas, candidatos e analistas políticos expressos na mídia durante o processo eleitoral, através do acompanhamento, durante o ano da eleição em estudo, do modo como as pesquisas foram publicizadas e veiculadas pelos jornais. O universo investigado do estudo de caso foi o da cidade de Natal/RN e teve como foco as eleições municipais de 2012 para o executivo. O trabalho conseguiu chegar a conclusão de que há um perfil de eleitor que acredita, acompanha e utiliza as pesquisas eleitorais durante o pleito. No entanto, não corroborou a hipótese de que a publicização dos dados influenciou decisivamente a eleição, ou seja, gerando um fim precoce da mesma em primeiro turno, privilegiando um determinado candidato ou ainda um cenário eleitoral específico.
Abstract: This study aimed to understand the role played by the election poll, especially in conditioning the electoral behavior of voters. For this a survey was applied during the election. Perceptions have also worked within the political market composed by professionals, journalists, candidates and political analysts expressed in the media during the election process through monitoring how the surveys were publicized and circulated by the newspapers during the election year of study. The city of Natal/RN was investigated in this case that was focused on the 2012 municipal elections for the executive. The study was able to reach the conclusion that there are voters who believes, monitor and uses the polls during the election. However, it did not confirm the hypothesis that the publicity of the data decisively influenced the election, in other words, generating an early end of the election in the first round, favoring a particular candidate or a particular electoral scene.
URI: https://repositorio.ufrn.br/jspui/handle/123456789/27105
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