Please use this identifier to cite or link to this item: https://repositorio.ufrn.br/handle/123456789/27275
Title: Impactos da tecnologia nos processos de gestão de pessoas: um estudo no setor hoteleiro
Other Titles: Impacts of technology in the processes of people management: a study in the hotel sector
Authors: Silva, Jessyca Rodrigues Henrique da
Advisor: Barreto, Leilianne Michelle Trindade da Silva
Keywords: Gestão de pessoas;Processos;Tecnologia;Recursos humanos eletrônicos;Setor hoteleiro
Issue Date: 27-Feb-2019
Citation: SILVA, Jessyca Rodrigues Henrique da. Impactos da tecnologia nos processos de gestão de pessoas: um estudo no setor hoteleiro. 2019. 129f. Dissertação (Mestrado em Turismo) - Centro de Ciências Sociais Aplicadas, Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Natal, 2019.
Portuguese Abstract: A gestão de pessoas é um campo dos estudos organizacionais que vem ganhando visibilidade ao longo dos anos, a medida em que o capital humano passa a ser reconhecido como fonte de vantagem competitiva, sustentável e de difícil imitação. Os hotéis, por fazerem parte do setor de serviços, são profundamente dependentes do comportamento de seus colaboradores. Por isso, torna-se pertinente investigar práticas de gestão de pessoas aplicadas a este contexto. O presente estudo tem como objetivo investigar os impactos do uso da tecnologia nos processos de gestão de pessoas no setor hoteleiro. Trata-se de uma pesquisa de abordagem qualitativa, exploratória e descritiva. Dez empreendimentos hoteleiros foram investigados, com o intuito de identificar a inserção das aplicações tecnológicas aos seguintes procedimentos: recrutamento e seleção, treinamento e desenvolvimento, avaliação de desempenho e remuneração e recompensa dos colaboradores. Para nortear o estudo, entrevistas foram realizadas com os principais gestores da área em cada unidade. Apoiado no método de análise de conteúdo e auxílio do software NVivo Versão 10, os dados foram categorizados e chegou-se aos seguintes resultados: os hotéis, em sua maioria, possuem uma gestão de pessoas pouco estruturada, dependente de outras áreas e com processos considerados tradicionais. Embora, exista impactos tecnológicos, estes ainda se encontram em fase inicial e longe de um planejamento estratégico mais abrangente. Em algumas atividades, existe um maior esforço tecnológico, enquanto outras, encontram-se deficientes. A tecnologia tem auxiliado principalmente em rotinas administrativas de recrutamento, compensação, avaliações e treinamentos. Porém, ainda não se visualiza uma força de trabalho preparada para mudanças nessas atividades. Por fim, é possível concluir que, para que os hotéis venham a evoluir para um campo estratégico do uso da tecnologia em gestão de pessoas, não é suficiente apenas mudanças pontuais, existe a necessidade de transformações mais amplas, que envolva aspectos valorativos e culturais dos que fazem parte.
Abstract: People management is a field of organizational studies that has gained visibility over the years, as human capital becomes recognized as a source of competitive advantage, sustainable and difficult to imitate. Hotels, because they are part of the service sector, are deeply dependent on the behavior of their employees. It is therefore relevant to investigate people management practices applied in this context. The present study aims to investigate the impacts of the use of technology on the processes of people management in the hotel sector. It is a qualitative, exploratory and descriptive research. Ten hotel developments were investigated in order to identify the insertion of technological applications into the following procedures: recruitment and selection, training and development, evaluation of performance and compensation and rewards of employees. To guide the study, interviews were conducted with the main area managers in each unit. Based on the NVivo Version 10 software, the data were categorized and the following results were obtained: most hotels have poorly structured people management, dependent on other areas and with traditional processes. Although there are technological impacts, they are still at an early stage and far from more comprehensive strategic planning. In some activities, there is a greater technological effort, while others are deficient. The technology has mainly aided in administrative routines of recruitment, compensation, evaluations and trainings. However, a workforce prepared for changes in these activities is not yet envisaged. Finally, it is possible to conclude that, in order for hotels to evolve into a strategic field of technology use in people management, it is not enough just changes in time, there is a need for broader transformations, involving values and cultural aspects of that are part of it.
URI: https://repositorio.ufrn.br/jspui/handle/123456789/27275
Appears in Collections:PPGT - Mestrado em Turismo

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
Impactostecnologiaprocessos_Silva_2019.pdf2.51 MBAdobe PDFThumbnail
View/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.