Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufrn.br/handle/123456789/27351
Título: Metodologia da aprendizagem baseada em problemas: percepção da comunidade acadêmica
Autor(es): Medeiros, Sonaira Larissa Varela de
Orientador: Rocha, Bianca Nunes Guedes do Amaral
Palavras-chave: Educação médica;Aprendizagem;Conhecimento;Ensino
Data do documento: 26-Mar-2019
Referência: MEDEIROS, Sonaira Larissa Varela de. Metodologia da aprendizagem baseada em problemas: percepção da comunidade acadêmica. 2019. 86f. Dissertação (Mestrado Profissional em Práticas de Saúde e Educação) - Escola de Saúde, Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Natal, 2019.
Resumo: O Brasil nas últimas décadas, tem repensado e rediscutido o modelo de ensino médico no país. As novas Diretrizes Curriculares Nacionais (DCN) propuseram mudanças no modelo vigente, de modo a integrar o ensino ao que é imprescindível para os serviços de saúde, e exprimiram uma reorientação para a formação, a qual deve estimular a participação ativa do aluno na construção do conhecimento e constituir profissionais com o perfil generalista, por meio de uma proposta pedagógica inovadora: a aprendizagem baseada em problemas, cujo processo de aquisição do saber é centrado no aluno. Nesta perspectiva, o objetivo deste estudo é analisar a percepção da comunidade acadêmica sobre a metodologia da Aprendizagem Baseada em Problemas, utilizado na proposta curricular do curso de Medicina Multicampi de Caicó. Trata-se de um estudo de caso, de caráter exploratório e descritivo, com uma abordagem qualitativa. A coleta de dados foi realizada por meio de duas técnicas: entrevista e grupo focal. Foram realizadas entrevistas com 20 docentes, 15 preceptores e 27 discentes da Escola de Medicina Multicampi, as quais foram analisadas por meio da Análise de Conteúdo de Bardin. Os resultados mostram quatro categorias principais, sendo elas: a produção do conhecimento no contexto da metodologia PBL; as potencialidades da metodologia PBL; as fragilidades e desafios da metodologia PBL; capacitação docente no PBL; estratégias pedagógicas adicionais ao PBL. Foram identificados pontos fortes da metodologia PBL na formação dos alunos e importantes lacunas de capacitação docente. Mediante os achados desta pesquisa, propõe-se um plano de curso para capacitação de profissionais que pretendam trabalhar com a Aprendizagem Baseada em Problemas na área da saúde. A Escola Multicampi apresenta-se como cenário de aprendizagem ativa, uma vez que proporciona a aquisição de habilidades fundamentais para uma reorientação da formação médica voltada para o perfil generalista. Entretanto, é necessário fortalecer a capacitação docente, a fim de consolidar uma formação de qualidade, comprometida com as concretas necessidades do Sistema Único de Saúde.
Abstract: In the last decades, Brazil rethought and redistricted the medical education in the country. The new National Curricular Guidelines (DCN) proposed changes in the current model, in order to integrate education with what is essential for health services. These guidelines a reorientation in training, which should stimulate the active participation of the student in the construction of knowledge and constitute professionals with a general profile, through an innovative pedagogical proposal, problem-based learning, where the acquisition of knowledge is centered student. In this perspective the objective of this study is to analyze the perception of the academic community about the method of Problem-Based Learning used in the curricular proposal of the Multicampi course of Caicó. The research is a case study, with an exploratory and descriptive character with a qualitative approach. Date collection was performed through two research instruments: interview and focus group. An interview was conducted with 20 teachers, 15 preceptors and 27 students from the Multicampi Medical School, which will be analyzed through the Bardin Content Analysis. The results show four main categories, being: The production of knowledge in the context of the PBL methodology; The potential of the PBL methodology; The weaknesses and challenges of the PBL methodology; Teacher training in the PBL. Strengths of the PBL methodology were identified in the training of students and important gaps in teacher training to be solved by the school. The Multicampi School presents itself as an active learning scenario that provides the acquisition of fundamental skills for a reorientation of medical education focused on the generalist profile, however it is necessary to strengthen the teaching qualification in order to consolidate quality training and committed to concrete needs of the Unified Health System.
URI: https://repositorio.ufrn.br/jspui/handle/123456789/27351
Aparece nas coleções:PPGSES - Mestrado Profissional em Práticas de Saúde e Educação

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Metodologiaaprendizagembaseada_Medeiros_2019.pdf2 MBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.