Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufrn.br/handle/123456789/27455
Título: Resíduos em modelos de sobrevivência com fração de cura
Autor(es): Fidelis, Cleanderson Romualdo
Orientador: Valença, Dione Maria
Palavras-chave: Dados de tempo de vida;Diagnóstico;Fração de cura;Resíduos de Cox-Snell
Data do documento: 31-Mai-2019
Referência: FIDELIS, Cleanderson Romualdo. Resíduos em modelos de sobrevivência com fração de cura. 2019. 76f. Dissertação (Mestrado em Matemática Aplicada e Estatística) - Centro de Ciências Exatas e da Terra, Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Natal, 2019.
Resumo: Modelos de sobrevivência com fração de cura representam uma generalização dos modelos desobrevivência clássicos, que permitem a ocorrência de uma fração de indivíduos curados napopulação estudada. Dois modelos paramétricos de sobrevivência com fração de curabastante conhecidas são os modelos de mistura padrão e modelo de tempo de promoção.Após o ajuste de um modelo aos dados, é importante a validação dos pressupostos e a análisede resíduos é uma importante técnica com este propósito. Embora análise de resíduos sejaamplamente utilizada para avaliar o ajuste de modelos de sobrevivência usuais, existempoucos estudos sobre o uso de resíduos para dados de sobrevivência com fração de cura. Estetrabalho tem como objetivo estudar uma recente proposta da literatura que avalia, através deresíduos tipo Cox-Snell, o ajuste global em modelos de mistura padrão e estender estaproposta para modelos de tempo de promoção. Consideramos um estudo de simulação paraavaliar o desempenho dos resíduos. Uma aplicação é considerada para ilustrar osprocedimentos estudados.
URI: https://repositorio.ufrn.br/jspui/handle/123456789/27455
Aparece nas coleções:PPGMAE - Mestrado em Matemática Aplicada e Estatística

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Resíduosmodelossobrevivência_Fidelis_2019.pdf3,56 MBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.