Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufrn.br/handle/123456789/27694
Título: O ebook animado e interativo reconte - lendo contos, reescrevendo pontos: um produto educacional que utiliza as novas TICS para o desenvolvimento da leitura e produção textual
Título(s) alternativo(s): The animated and interactive ebook reconte - lendo contos, reescrevendo pontos: an educacional product using new ICTs for the development of reading and textual production
Autor(es): Araújo, Emília Neves Ortiz
Orientador: Oliveira, Andrey Pereira de
Palavras-chave: Contos;Ebook;Leitura literária;Novas TICS;Produção textual;Produto educacional
Data do documento: 19-Jun-2019
Referência: ARAÚJO, Emília Neves Ortiz. O ebook animado e interativo reconte - lendo contos, reescrevendo pontos: um produto educacional que utiliza as novas TICS para o desenvolvimento da leitura e produção textual. 2019. 114f. Dissertação (Mestrado Profissional em Letras) - Centro de Ciências Humanas, Letras e Artes, Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Natal, 2019.
Resumo: O presente trabalho é um relato de uma pesquisa desenvolvida junto ao Programa de Mestrado Profissional em Letras (PROFLETRAS), voltada para o ensino de Língua Portuguesa. Ela concilia criação, execução e análise de um produto educacional — um livro digital (ebook em formato EPUB) animado e interativo — ao estudo de contos e à produção textual. Além de indicar as leituras em meio digital, através de links, o ebook sugere o acesso a vídeos e sites relacionados. Em seguida, direciona para questionários interpretativos interativos e proposições de reescrita/produção textual, funcionando assim, como ferramenta motivacional para o desenvolvimento das práticas de leitura literária e produção textual escrita, aproximando a sala de aula do novo perfil de alunos, considerados como “nativos digitais”. O público que é a amostra desta pesquisa é composto por alunos do fundamental II de uma escola da rede pública municipal, situada no município de Parnamirim-RN. O projeto desta pesquisa surgiu a partir de questionamentos feitos pelos próprios alunos. Eles questionavam se podiam utilizar recursos tecnológicos em sala de aula e se podiam expressar suas próprias opiniões ou reescrever as histórias lidas. Espera-se com o ebook contribuir para superar a necessidade dos alunos de ler e escrever de forma mais autônoma e significativa, e ao mesmo tempo, tornar as aulas mais atuais e atrativas com a utilização das novas TICS. A metodologia é baseada na pesquisa-ação. A base teórica fundamentou-se em autores como Braga e Ricarte (2005), Candido (2017), Cosson (2009), Kenski (2012), Moisés (2012), Rojo (2012), Santaella (2017) entre outros.
Abstract: The present work is an account of a research developed with the Professional Master's Program in Letters (PROFLETRAS), focused on the teaching of Portuguese Language. She reconciles the creation, execution and analysis of an educational product — an animated and interactive digital book (ebook in EPUB format) —, the study of short stories and the rewriting. Through links, it indicates readings, animated videos, interpretive questionnaires and rewriting propositions, thus functioning as a motivational tool for the development of literary reading practices and written textual production, bringing the classroom closer to the new profile of students, considered as "Digital natives". The public to whom this work is intended are students of the fundamental II of a school of the municipality public network, located in the municipality of ParnamirimRN. This project arose from questions made by the students themselves. They questioned whether they could use technological resources in the classroom and whether they could express their own opinions by rewriting the stories they read. The ebook is expected to contribute to overcoming the need for students to read and write in a more autonomous and meaningful way, while modernizing classes. The methodology is based on action research. The theoretical basis was based on authors such as Braga and Ricarte (2005), Candido (2017), Cosson (2009) Kenski (2012), Moisés (2012), Rojo (2012), Santaella (2017) among others.
URI: https://repositorio.ufrn.br/jspui/handle/123456789/27694
Aparece nas coleções:PROFLETRAS - NATAL - Mestrado Profissional em Letras

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Ebookanimadointerativo_Araújo_2019.pdf10,1 MBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.