Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufrn.br/handle/123456789/27694
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisorOliveira, Andrey Pereira de-
dc.contributor.authorAraújo, Emília Neves Ortiz-
dc.date.accessioned2019-09-09T23:30:05Z-
dc.date.available2019-09-09T23:30:05Z-
dc.date.issued2019-06-19-
dc.identifier.citationARAÚJO, Emília Neves Ortiz. O ebook animado e interativo reconte - lendo contos, reescrevendo pontos: um produto educacional que utiliza as novas TICS para o desenvolvimento da leitura e produção textual. 2019. 114f. Dissertação (Mestrado Profissional em Letras) - Centro de Ciências Humanas, Letras e Artes, Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Natal, 2019.pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufrn.br/jspui/handle/123456789/27694-
dc.description.abstractThe present work is an account of a research developed with the Professional Master's Program in Letters (PROFLETRAS), focused on the teaching of Portuguese Language. She reconciles the creation, execution and analysis of an educational product — an animated and interactive digital book (ebook in EPUB format) —, the study of short stories and the rewriting. Through links, it indicates readings, animated videos, interpretive questionnaires and rewriting propositions, thus functioning as a motivational tool for the development of literary reading practices and written textual production, bringing the classroom closer to the new profile of students, considered as "Digital natives". The public to whom this work is intended are students of the fundamental II of a school of the municipality public network, located in the municipality of ParnamirimRN. This project arose from questions made by the students themselves. They questioned whether they could use technological resources in the classroom and whether they could express their own opinions by rewriting the stories they read. The ebook is expected to contribute to overcoming the need for students to read and write in a more autonomous and meaningful way, while modernizing classes. The methodology is based on action research. The theoretical basis was based on authors such as Braga and Ricarte (2005), Candido (2017), Cosson (2009) Kenski (2012), Moisés (2012), Rojo (2012), Santaella (2017) among others.pt_BR
dc.languagept_BRpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectContospt_BR
dc.subjectEbookpt_BR
dc.subjectLeitura literáriapt_BR
dc.subjectNovas TICSpt_BR
dc.subjectProdução textualpt_BR
dc.subjectProduto educacionalpt_BR
dc.titleO ebook animado e interativo reconte - lendo contos, reescrevendo pontos: um produto educacional que utiliza as novas TICS para o desenvolvimento da leitura e produção textualpt_BR
dc.title.alternativeThe animated and interactive ebook reconte - lendo contos, reescrevendo pontos: an educacional product using new ICTs for the development of reading and textual productionpt_BR
dc.typemasterThesispt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.initialsUFRNpt_BR
dc.publisher.programPROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM LETRAS - PROFLETRAS NATALpt_BR
dc.contributor.authorIDpt_BR
dc.contributor.advisorIDpt_BR
dc.contributor.referees1Santos, Derivaldo dos-
dc.contributor.referees1IDpt_BR
dc.contributor.referees2Pereira, Ulisseia Avila-
dc.contributor.referees2IDpt_BR
dc.description.resumoO presente trabalho é um relato de uma pesquisa desenvolvida junto ao Programa de Mestrado Profissional em Letras (PROFLETRAS), voltada para o ensino de Língua Portuguesa. Ela concilia criação, execução e análise de um produto educacional — um livro digital (ebook em formato EPUB) animado e interativo — ao estudo de contos e à produção textual. Além de indicar as leituras em meio digital, através de links, o ebook sugere o acesso a vídeos e sites relacionados. Em seguida, direciona para questionários interpretativos interativos e proposições de reescrita/produção textual, funcionando assim, como ferramenta motivacional para o desenvolvimento das práticas de leitura literária e produção textual escrita, aproximando a sala de aula do novo perfil de alunos, considerados como “nativos digitais”. O público que é a amostra desta pesquisa é composto por alunos do fundamental II de uma escola da rede pública municipal, situada no município de Parnamirim-RN. O projeto desta pesquisa surgiu a partir de questionamentos feitos pelos próprios alunos. Eles questionavam se podiam utilizar recursos tecnológicos em sala de aula e se podiam expressar suas próprias opiniões ou reescrever as histórias lidas. Espera-se com o ebook contribuir para superar a necessidade dos alunos de ler e escrever de forma mais autônoma e significativa, e ao mesmo tempo, tornar as aulas mais atuais e atrativas com a utilização das novas TICS. A metodologia é baseada na pesquisa-ação. A base teórica fundamentou-se em autores como Braga e Ricarte (2005), Candido (2017), Cosson (2009), Kenski (2012), Moisés (2012), Rojo (2012), Santaella (2017) entre outros.pt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LETRASpt_BR
Aparece nas coleções:PROFLETRAS - NATAL - Mestrado Profissional em Letras

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Ebookanimadointerativo_Araújo_2019.pdf10,1 MBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.