Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufrn.br/handle/123456789/27918
Título: Leitura da poesia de Augusto dos Anjos: da imanência estética ao(s) diálogo(s) transcendente(s)
Autor(es): Dantas, Fábio de Sousa
Orientador: Araújo, Humberto Hermenegildo de
Palavras-chave: Literatura e ensino;Leitura de texto literário;Poética de Augusto dos Anjos
Data do documento: 10-Jun-2019
Referência: DANTAS, Fábio de Sousa. Leitura da poesia de Augusto dos Anjos: da imanência estética ao(s) diálogo(s) transcendente(s). 2019. 272f. Tese (Doutorado em Estudos da Linguagem) - Centro de Ciências Humanas, Letras e Artes, Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Natal, 2019.
Resumo: Estudo sobre a abordagem estética da poesia de Augusto dos Anjos, tendo como ponto de partida a premissa de que o objeto estético em análise no texto será promulgado a partir dos sentidos projetados na sua leitura. Com isso, são estabelecidos diálogos entre a estética (forma) e o contexto, na tentativa de reconhecer as interferências / representações históricas, sociais, políticas, filosóficas, bem como de outros textos ou de outras manifestações artísticas que convirem. A leitura do texto literário aparece ainda hoje como procedimento desafiador para o docente de literatura no Brasil. Tal desafio reside, entre outras questões, no efetivo exercício do que se reconhece como leitura crítica, ou seja, aquela que eleva o aluno à condição de sujeito-leitor e pode ser vista, segundo elucida Todorov (1971), como aquela capaz de lançar compreensão do(s) sentido(s) do texto, induzindo a uma lúcida e coerente interpretação. Theodor Adorno, Hannah Arendt, Roland Barthes, José Bernardes, Antonio Candido, Anne-Marie Chartier, Jean Hébrard, Leahy-Dios, Perrone-Moisés, Anne Rouxel são alguns teóricos que nos legam orientações referenciais. A proposta deste trabalho consiste no intento de quatro ações básicas: demonstrar a historicidade do ensino de literatura no Brasil, em especial, do século XX até os dias atuais, a fim de confrontar as diversas concepções, e, com isto, estabelecer posicionamento com a devida pertinência teórica sobre a crise no ensino da leitura de texto literário; discutir as transformações impelidas às funções do texto literário, no cerne das legislações e documentos oficiais que legitimam a importância do texto literário no ensino do Brasil; desenvolver, através da contínua verificação de fortuna crítica, análise da poesia de Augusto dos Anjos, de modo a identificar os pressupostos estéticos que melhor elucidem o(s) sentido(s) de seus textos; efetuar leituras e análises de textos poéticos de Augusto dos Anjos, selecionados a partir das relevâncias estéticas e temáticas, com o intuito de tornar o Professor apto a trabalhar, em sala, munido do texto literário como uma genuína manifestação artístico-cultural que pode dialogar intensamente com a realidade dos jovens alunos.
Abstract: Our work will discuss the aesthetic approach of Augusto dos Anjos' poetry, starting with the premise that the aesthetic object under analysis in the text will be promulgated from the senses projected in its reading. With this, we will establish dialogues between the aesthetics (form) and the context, in the attempt to recognize the historical, social, political, philosophical interferences/representations, as well as of other texts or other artistic suitable manifestations. The reading of literary texts is still as a challenging procedure for the Literature teacher in Brazil. This challenge lies, among other issues, in the effective exercise of what we recognize as critical reading, that is, that which elevates the student to the condition of subject-reader; let us say that, as Todorov (1971) elucidates it for some time, that one capable of introducing an understanding of the meaning (s) of the text, inducing a lucid and coherent interpretation. Theodor Adorno, Hannah Arendt, Roland Barthes, José Bernardes, Antonio Candido, AnneMarie Chartier, Jean Hébrard, Leahy-Dios, Perrone-Moses, Anne Rouxel are some theorists who give us guidance references. Our proposal then consists of four basic actions: Our proposal consists in the attempt of four basic actions: to demonstrate the historicity of Literature teaching in Brazil, especially from the twentieth century to the present day, in order to confront the different conceptions, and, with this, to establish a position with the pertinent theoretical relevance of the crisis in teaching reading literary texts; to discuss the transformations impelled to the functions of the literary text, in the core of the legislations and official documents that legitimize the importance of the literary text in Brazilian Literature teaching; to develop, through the continuous verification of a critical fortune, an analysis of the poetry of Augusto dos Anjos, in order to identify the aesthetic assumptions that best elucidate the meanings of his texts; to make readings and analyzes of poetic texts by Augusto dos Anjos, selected from the aesthetic and thematic relevances, in order to make the teacher able to work, in room, equipped with the literary text as a genuine artistic-cultural manifestation which dialogues intensely with the reality of the young students.
URI: https://repositorio.ufrn.br/jspui/handle/123456789/27918
Aparece nas coleções:PPGEL - Doutorado em Estudos da Linguagem

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
LeiturapoesiaAugusto_Dantas_2019.pdf4,3 MBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.