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Título: Estudo do desempenho de candidatos à UFRN na prova de redação do Enem no período de 2013 a 2016
Autor(es): Barros, Sandra Cristina Bezerra de
Orientador: Nunez, Isauro Beltran
Palavras-chave: Redação;Texto argumentativo;Enem;Educação
Data do documento: 30-Ago-2019
Referência: BARROS, Sandra Cristina Bezerra de. Estudo do desempenho de candidatos à UFRN na prova de redação do Enem no período de 2013 a 2016. 2019. 98f. Dissertação (Mestrado em Educação) - Centro de Educação, Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Natal, 2019.
Resumo: No Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), a produção do texto é avaliada na prova de redação, que tem revelado um baixo desempenho por parte dos estudantes. Dessa forma, os resultados dessa avaliação podem fornecer informações relevantes para que se reflita, de forma crítica, sobre os processos de ensino e aprendizagem da produção do texto argumentativo no ensino médio. Nosso estudo tem como objetivo geral caracterizar as dificuldades encontradas pelos estudantes ao produzirem um texto argumentativo a partir da pontuação obtida na redação do Enem, dos resultados encontrados por pesquisadores, relativos aos aspectos avaliados na matriz de competências utilizada para corrigi-la, e de teóricos que discutem problemas relativos à produção textual na escola. Quanto à metodologia adotada, trata-se de uma pesquisa descritiva, na qual assumimos uma perspectiva que combina, de forma dialética, as dimensões quantitativa e qualitativa com base na filosofia dialética. O nosso corpus é constituído de dados obtidos dos microdados do INEP e reorganizados pelo Setor de Estatística do Núcleo Permanente de Concursos (Comperve) da UFRN, publicados no Observatório da Vida do Estudante (OVEU), a partir dos quais analisamos o desempenho dos estudantes. Adotamos, como aporte teórico, a visão de Vygotsky quanto à relação entre pensamento e linguagem, a concepção de texto ampliada que foi adotada pela Linguística textual, a noção de gênero textual, o tipo argumentativo e alguns aspectos relativos à argumentação. Os resultados mostram que os estudantes ainda têm algumas dificuldades para redigir um texto argumentativo. Constatamos que há necessidade de um trabalho mais intensivo em sala de aula quanto à produção de textos argumentativos e, por isso, sugerimos a realização de eventos de capacitação que contribuam para o aperfeiçoamento dos professores possibilitando-os a trabalharem com esse tipo textual no ambiente escolar.
Abstract: In the National High School Exam (Enem), the production of written texts is evaluated in a writing test, which has shown poor student performance. Thus, the results of this national exam may provide relevant information to critically reflect on the teaching and learning processes of argumentative text production during high school. Our study aims to characterize the difficulties encountered by students in the production of an argumentative text based on the score obtained in the ENEM writing test, on the results found by researchers in relation to the aspects evaluated in the reference matrix used to correct it, and on theorists who discuss problems related to textual production in schools. As for the methodology adopted, it is a descriptive research, in which we assume a perspective that dialectically combines the quantitative and qualitative dimensions of research based on dialectical philosophy. Our corpus consists of data obtained from INEP microdata and reorganized by the Statistics Department of the UFRN's Permanent Examination Center, published in the Student Life Observatory (OVEU), from which we analyze student performance. We adopted as a theoretical basis Vygotsky's view of the relationship between thought and language, the broader text conception adopted by textual linguistics, the notion of textual genre, the argumentative type and some aspects related to argumentation. The results show that students still have some difficulties in writing argumentative text. We found that there is a need for more intensive work in the classroom regarding the production of argumentative texts and, therefore, we suggest teacher training that contributes to teacher development and enables teachers to work with this textual type in the school environment.
URI: https://repositorio.ufrn.br/jspui/handle/123456789/28003
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