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Título: Empatia e reconhecimento de emoções na infância
Autor(es): Silveira, Lara Gomes de Souza
Orientador: Lopes, Fivia de Araújo
Palavras-chave: Infância;Percepção;Desenvolvimento emocional
Data do documento: 28-Mar-2019
Referência: SILVEIRA, Lara Gomes de Souza. Empatia e reconhecimento de emoções na infância. 2019. 104f. Dissertação (Mestrado em Psicobiologia) - Centro de Biociências, Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Natal, 2019.
Resumo: As emoções podem se constituir como um fator de melhoramento nas interações sociais. Expressar emoções traz uma carga informativa tanto para o indivíduo que as expressa, quanto para o indivíduo que as percebe e isso cria uma relação entre os mesmos, sendo essa a base da interação social. Para os seres humanos, a primeira relação emocional estabelecida ocorre entre o bebê e o seu cuidador principal. É nessa primeira relação que há o desenvolvimento do que chamamos de empatia, uma percepção emocional e comportamental diante das emoções do outro. A empatia é uma habilidade social que tem suas raízes intrincadas com vínculos emocionais e a capacidade de se relacionar com o outro. Assim sendo, uma base familiar inclusiva, afetiva e com pais autoritativos acabam por favorecer habilidades empáticas. O objetivo principal deste trabalho foi compreender o desenvolvimento da empatia e da percepção de emoções na infância. Essa pesquisa é composta por quatro artigos, sendo dois artigos teóricos e dois artigos empíricos. Os artigos teóricos abordaram os temas emoções e empatia e foram feitos a partir de pesquisa documental bibliográfica. Os artigos empíricos tiveram a sua coleta de dados realizada no município de Natal, Rio Grande do Norte, Brasil. Para o estudo empírico sobre emoções contamos com uma amostra total de 153 participantes, distribuídos em três grupos etários (grupo 1: 5 e 6 anos, grupo 2: 7 e 8 anos e grupo 3: 9 e 10 anos), de ambos os sexos, estudantes de uma escola municipal e uma escola particular. A coleta foi realizada individualmente e as crianças realizaram um teste de percepção de emoções, realizado através de um computador, no qual foram apresentadas três imagens de indivíduos expressando cada uma das seis emoções básicas para que a emoção pudesse ser identificada. Para o artigo empírico de empatia, utilizamos dois questionários guiados com as crianças e um questionário foi enviado para que os pais respondessem em relação a empatia dos seus filhos (n = 306). Foi observado que a idade da criança influencia na capacidade de reconhecer emoções, diferentemente do sexo que, em crianças pertencentes à mesma faixa etária, não influencia na percepção de emoções. Os resultados nos mostraram que não há uma influência do sexo da criança na empatia em nenhum dos três grupos, porém, que a idade é um fator importante na habilidade empática das crianças. Foi observado, também, que os pais não conseguem perceber corretamente o quão empático são seus filhos. Nossos achados trazem uma maior compreensão acerca do papel do reconhecimento de emoções e da empatia ao longo da infância, assim como, o papel social que as duas habilidades – que estão intrinsecamente relacionadas – exercem na criança e em seu entorno.
Abstract: Emotions can be a factor of improvement in social interactions. Expressing emotions brings an informational burden both to the individual who expresses them and to the individual who perceives them, and this creates a relationship between them, which is the basis of social interaction. For humans, the first established emotional relationship occurs between the baby and his or her primary caregiver. It is in this first relation that there is the development of what we call empathy, an emotional and behavioral perception before the emotions of the other. Empathy is a social skill that has its intricate roots with emotional attachments and the ability to relate to others. Thus, an inclusive, affective family background with authoritative parents end up favoring empathic abilities. The main objective of this work was to understand the development of empathy and the perception of emotions in childhood. This research is composed by four articles, two theoretical articles and two empirical articles. Theoretical articles addressed the topics emotions and empathy and were made from bibliographic documentary research. The empirical articles were collected in the city of Natal, Rio Grande do Norte, Brazil. For the empirical study on emotions we had a total sample of 153 participants, divided into three age groups (1: 5 and 6 years, group 2: 7 and 8 years and group 3: 9 and 10 years), of both sexes, students from a municipal school and a private school. The collection was performed individually and the children performed an emotion perception test, performed through a computer, in which they were presented three images of individuals expressing each of the six basic emotions so that the emotion could be identified. For the empirical article on empathy, we used two questionnaires guided with the children and a questionnaire was sent to parents to respond to their children's empathy (n = 306). It was observed that the child's age influences the ability to recognize emotions, unlike the gender that, in children belonging to the same age group, does not influence the perception of emotions. The results showed that there is no influence of the sex of the child on empathy in any of the three groups, however, that age is an important factor in children's empathic ability. It has also been observed that parents can not correctly perceive how empathetic their children are. Our findings bring a greater understanding of the role of emotion recognition and empathy throughout childhood, as well as the social role that the two abilities - which are intrinsically related - exert in the child and in its surroundings.
URI: https://repositorio.ufrn.br/jspui/handle/123456789/28145
Aparece nas coleções:PPGPSICO - Mestrado em Psicobiologia

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