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Título: Ego fatum: Nietzsche e o imperativo do impulso
Autor(es): Campos Júnior, Lindoaldo Vieira
Orientador: Bulhões, Fernanda Machado de
Palavras-chave: Corpo;Fisiopsicologia;Grande razão;Ego fatum;Imperativo do impulso
Data do documento: 3-Dez-2019
Referência: CAMPOS JÚNIOR, Lindoaldo Vieira. Ego fatum: Nietzsche e o imperativo do impulso. 2019. 202f. Tese (Doutorado em Filosofia) - Centro de Ciências Humanas, Letras e Artes, Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Natal, 2019.
Resumo: A principal questão a ser enfrentada nesta pesquisa é: Qual é o sentido e o alcance da assertiva de Nietzsche segundo a qual “o corpo é uma grande razão”, assim veiculada no discurso Dos desprezadores do corpo, da Primeira parte de seu Assim falou Zaratustra. Neste contexto, a principal tese a ser demonstrada é a de que, no contexto da fisiopsicologia nietzscheana, o corpo é uma grande razão porque consiste em uma configuração de impulsos/forças/valores regidos por um impulso soberano e imutável do qual emana um imperativo cuja obediência constitui o incessante cumprimento da principal tarefa ética do indivíduo no sentido de tornarse o que se é. Para isso, o texto estrutura-se em torno daquilo que Nietzsche designa por “fisiopsicologia”, com o intento de identificar, analisar, compreender e explorar o sentido e o alcance dessas ideias e provocações a partir de sua crítica aos “desprezadores do corpo” – tendo em mira, nomeadamente, sua leitura acerca do platonismo de do cristianismo a respeito da relação entre corpo e alma –, percorrendo-se uma linha metodológica através da qual vincula os impulsos à “vontade de poder” e adota “o corpo como fio condutor” para alcançar a ideia de “razão poética” e, por fim, a concepção de “EGO FATUM “como aquilo que o homem torna-se cumprimento da incessante tarefa de tornar-se o que é e, desse modo, jubilosa, fisiológica e irrestritamente afirmar a vida e a si em sua integralidade.
Abstract: The main question to be faced in this research is: What is the meaning and scope of Nietzsche's assertion that “the body is a great reason”, thus conveyed in the discourse The scorners of the body, in the First part of his Thus Spoke Zarathustra. In this context, the main thesis to be demonstrated is that, in the context of nietzschean physiopsychology, the body is a great reason because it consists of a configuration of impulses / forces / values governed by a sovereign and unchanging impulse from which an imperative emanates whose obedience is the unremitting fulfillment of the individual's chief ethical task in becoming what one is. For this, the text is structured around what Nietzsche calls “physiopsychology”, with the intention of identifying, analyzing, understanding and exploring the meaning and scope of these ideas and provocations from criticism of the “body scorners” – particularly in view of his reading of the platonism and the christianism of the relationship between body and soul – along a methodological line by which the impulses are linked to the “will to adopts "the body as a guiding thread" to achieve the idea of "poetic reason" and, finally, the conception of "EGO FATUM" as what man becomes fulfilling the incessant task of becoming what it is and thus joyful, physiological and unrestrainedly affirming life and oneself in its entirety.
URI: https://repositorio.ufrn.br/jspui/handle/123456789/28364
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