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Título: Um Rio Grande do Norte a ser ensinado: a trajetória do ensino de História do Rio Grande do Norte durante a Primeira República (1908-1925)
Autor(es): Morais, Jean-Pierre Macedo Dantas de
Orientador: Rocha, Raimundo Nonato Araújo da
Palavras-chave: Ensino de História;Cultura escolar;Educação;Rio Grande do Norte
Data do documento: 27-Set-2019
Referência: MORAIS, Jean-Pierre Macedo Dantas de. Um Rio Grande do Norte a ser ensinado: a trajetória do ensino de História do Rio Grande do Norte durante a Primeira República (1908-1925). 2019. 113f. Dissertação (Mestrado em História) - Centro de Ciências Humanas, Letras e Artes, Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Natal, 2019.
Resumo: O presente trabalho tem como proposta construir a trajetória do ensino de história do Rio Grande do Norte durante o recorte cronológico estabelecido entre os anos de 1908 e 1925, quando Alberto Maranhão, governador do Estado, aprovou o Decreto nº 178 de 29 de abril de 1908 que autorizava Francisco Pinto de Abreu a promover a reforma do ensino primário potiguar e a instituir os Grupos Escolares no estado, as primeiras instituições a preverem em seu programa escolar o ensino de História do Rio Grande do Norte como também o ano de indicação dos primeiros livros de História nos Grupos Escolares do Rio Grande do Norte, respectivamente. O objetivo é compreender como a disciplina foi ensinada nas escolas e como atuou na formação dos novos cidadãos dentro do ideário político republicano. Nesse sentido, este trabalho busca identificar os principais conteúdos, a produção didática e a recepção de uma história potiguar, tanto pelos docentes quanto pelos discentes dos ensinos primário. Para isso, as fontes consultadas foram os Regimentos Internos dos Grupos Escolares e das Escolas Isoladas do Rio Grande do Norte; as Falas dos Governadores do Estado; os Relatórios dos Diretores da Instrução Pública e do Departamento de Educação; Leis gerais e estaduais de ensino; Livros de História do Rio Grande do Norte; os periódicos A República e A Imprensa. Do ponto de vista conceitual, o trabalho está ancorado, entre outros, nos conceitos de cultura escolar, currículo e disciplina escolar, propostos por Dominique Julia, Ivor Goodson e André Chervel, respectivamente. Tais conceitos serão operacionalizados no intuito de entender a lógica que garantiu a instituição e permanência dessa disciplina no currículo escolar durante esse período. Quanto ao método, o trabalho direciona-se a responder três indagações: Como surgiram as primeiras preocupações em construir uma história do Rio Grande do Norte para os ensinos primário e secundário; como a disciplina deveria ser ensinada; como o estado foi abordado nos livros indicados pelo Departamento de Educação.
Abstract: This present study aims to build the path of the teaching of History in the State of Rio Grande do Norte during the established chronological range from 1908 to 1925, when Alberto Maranhão, state governor, approved Decree No 178 of April 29, 1908, that enabled Francisco Pinto de Abreu to promote the primary education reform and institute the so-called “Grupos Escolares” (“School Groups”) in the state, that were the first school institutions to provide the teaching of History of the State of Rio Grande do Norte in its school programme, as well 1908 was the year of indication of the first history books in the Rio Grande do Norte School Groups. The goal is to understand how the subject was taught in the schools and how it acted in the formation of the new citizens according to the republican political thinking. For this purpose, this work seeks to identify the main contents, the production of didactic material, and the reception of a history of Rio Grande do Norte by both teachers and primary school students. To this end, the consulted sources were Regimentos Internos dos Grupos Escolares e das Escolas Isoladas do Rio Grande do Norte; the Falas dos Governadores do Estado; the Relatórios dos Diretores da Instrução Pública e do Departamento de Educação; general and state education laws; history books of Rio Grande do Norte; the newspapers A República and A Imprensa; From a conceptual point of view, the work is anchored, among others, in the concepts of school culture, curriculum and subject, proposed by Dominique Julia, Ivor Goodson and André Chervel, respectively. Such concepts will be operationalized in order to understand the logic that ensured the institution and permanence of this subject in the school curriculum during this period. As for the method, the study aims to answer three questions: how the first concerns arose in building a history of Rio Grande do Norte for primary and secondary education; how the subject should be taught; and how the state was approached in the books indicated by the Department of Education.
URI: https://repositorio.ufrn.br/jspui/handle/123456789/28428
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