Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufrn.br/handle/123456789/28446
Título: Práticas de leituras literárias e produção textual: contos de Clarice Lispector no 9º ano
Autor(es): Silva, Gilmara Chaves Valentim
Orientador: Marcolino, Francisco Fábio Vieira
Palavras-chave: Letramento literário;Clarice Lispector;Contos;Fanfiction;Sequência didática
Data do documento: 7-Out-2019
Referência: SILVA, Gilmara Chaves Valentim. Práticas de leituras literárias e produção textual: contos de Clarice Lispector no 9º ano. 2019. 159f. Dissertação (Mestrado Profissional em Letras) - Centro de Ciências Humanas, Letras e Artes, Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Natal, 2019.
Resumo: A presente proposta pedagógica objetiva exercer a leitura literária e suas expansões em contexto escolar, por acreditarmos no potencial transformador e humanizador da literatura na construção de sentidos entre texto, leitor e mundo. Para tanto, empreendemos letramento literário numa turma de 9º ano do Ensino Fundamental II, de uma escola da rede pública municipal da cidade de Natal/RN, a partir da criação, desenvolvimento e aplicação de uma sequência didática, baseada na sequência expandida de Cosson (2007). Esta pesquisa-ação foi constituída por três momentos: no primeiro, falamos sobre a leitura, a literatura na escola e o letramento literário em diálogo com multiletramentos; no segundo, discorremos sobre o gênero conto, e apresentamos os recortes do livro Felicidade Clandestina (1998), com os seis contos estudados e um breve estudo sobre sua autora, Clarice Lispector; no terceiro momento, apresentamos a sequência didática e sua execução, partindo da leitura e interpretação do conto canônico para a produção de outros gêneros, a exemplo, a Fanfiction, concluindo esse processo com a análise dos resultados. Amparamos nossa proposta de ação pedagógica na BNCC (2017) e nos PCN (1998), e em autores como Candido (2004, 2017), Compagnon (2009), Cosson (2007; 2015; 2018), Cortázar (1993), Gotlib (2006), Koch & Elias (2009), Moisés (2006), Rojo (2012), Rosenfeld (2006), Rouxel (2013), Todorov (2009), Zilberman (2008, 2010), entre outros teóricos. Acreditamos que esta proposta pedagógica sobre leitura e literatura tenha contribuído, tanto para melhorar o desempenho linguístico e o interesse literário dos nossos alunos, quanto para a sua formação humana.
Abstract: This pedagogical proposal aims to practice literary reading and its expansions in the school context, because we believe in the transformative and humanizing potential of literature in the construction of meanings between text, reader and world. For this purpose, we developed literary literacy in a 9th grade class of Elementary School of a municipal education system school in Natal/RN, beginning by the creation, development and application of a teaching sequence, based on the expanded sequence of Cosson (2007). This action research consisted of three moments: in the first moment, we talked about reading, literature at school and literary literacy and their interaction with multiliteracies; In the second moment, we discussed about the genre short story and showed some clippings of the book Felicidade Clandestina (1998) which included the six short stories studied as well as a brief study about its author, Clarice Lispector; In the third moment, we presented the teaching sequence and its execution from the reading interpretation of the canonical short stories to the production of other genres such as Fanfiction, finishing this process by the results analysis. Our pedagogical action proposal was based on BNCC (2017) and PCN (1998), and also on authors like Candido (2004, 2017), Compagnon (2009), Cosson (2007; 2015; 2018), Cortázar (1993), Gotlib ( 2006), Koch & Elias (2009), Moses (2006), Rojo (2012), Rosenfeld (2006), Rouxel (2013), Todorov (2009), Zilberman (2008, 2010), among other theorists. We believe that this pedagogical proposal on reading and literature contributed both to improve the linguistic performance and the literary interest of our students as well as to their human formation.
URI: https://repositorio.ufrn.br/jspui/handle/123456789/28446
Aparece nas coleções:PROFLETRAS - NATAL - Mestrado Profissional em Letras

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Praticasleiturasliterarias_Silva_2019.pdf3,65 MBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.