Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufrn.br/handle/123456789/28569
Título: Desenvolvimento de competências pedagógicas no serviço de endoscopia digestiva do Hospital Universitário Onofre Lopes
Autor(es): Gois, Arlinda Maria Pinheiro dos Santos de
Orientador: Diniz, Rosiane Viana Zuza
Palavras-chave: Educação permanente;Endoscopia;Ensino;Educação médica;Preceptoria
Data do documento: 26-Set-2019
Referência: GOIS, Arlinda Maria Pinheiro dos Santos de. Desenvolvimento de competências pedagógicas no serviço de endoscopia digestiva do Hospital Universitário Onofre Lopes. 2019. 195f. Dissertação (Mestrado Profissional em Ensino na Saúde) - Centro de Ciências da Saúde, Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Natal, 2019.
Resumo: O ensino médico é realizado atualmente de forma intuitiva e seguindo princípios pedagógicos tradicionais. Existe na atualidade um movimento voltado para estimular a inserção de processos pedagógicos já bem estabelecidos e comprovados em outras áreas do conhecimento para o ensino médico. A carência de desenvolvimento pedagógico de docentes e preceptores dificulta o processo de ensino-aprendizagem, resultando em treinamento de residentes com enfoque no conhecimento e não na competência profissional. Ademais, pode causar desconforto em preceptores e docentes que, sem preparo específico, sobre como ensinar e avaliar os aprendizes/residentes, o fazem de forma intuitiva ou, ainda, afastam-se da preceptoria, prejudicando a qualidade da formação. Os preceptores são experts em realizar todos os procedimentos, porém sem formação acadêmica acerca do processo de ensino-aprendizagem. Este estudo tem por objetivo identificar o conhecimento prévio e eventuais dificuldades dos preceptores e docentes para o ensino na residência de endoscopia digestiva, visando sistematizar um programa de capacitação voltado ao desenvolvimento de competências pedagógicas do docente e preceptor no Programa de Residência Médica em Endoscopia Digestiva (PREMED do Hospital Universitário Onofre Lopes (HUOL). Trata-se de estudo exploratório, descritivo, envolvendo preceptores e docentes atuantes no PREMED do HUOL. Inicialmente, aplicou-se questionário para identificar o conhecimento prévio sobre ensino e aprendizagem, como também as principais dificuldades enfrentadas no exercício da preceptoria. Em seguida foram realizados dois encontros de capacitação pedagógica e elaboração de dois manuais, uma para residentes e outro para preceptores da residência em endoscopia digestiva do HUOL. Ao final, foram analisadas as percepções dos residentes e preceptores quanto ao processo de formação na residência de endoscopia. Participaram oito preceptores, com tempo de atuação na preceptoria prevalente inferior a cinco anos (75%), sendo pouco frequente a experiência com ensino (37%). As principais dificuldades relatadas estão relacionadas à avaliação dos residentes e à carência de capacitações pedagógicas para se discutir o processo de formação nas residências. Os manuais elaborados tiveram como conteúdo a apresentação de todo o programa de residência, desde questões gerenciais e administrativas até o sistema de avaliação dos residentes. Para os preceptores foram inseridos tópicos específicos sobre estratégias de ensino, avaliação, feedback e aprendizagem de adultos. A percepção de residentes e preceptores foi convergente em relação ao estímulo do raciocínio clínico, aprendizagem ativa e utilização de feedback como relevantes e presentes no processo de ensino-aprendizagem da residência. Os preceptores da residência em endoscopia do HUOL são jovens, com pouco tempo de atuação na preceptoria e pouca experiência pedagógica. Os manuais poderão apoiar o desenvolvimento docente, fato reconhecido como relevante e carente no citado programa de residência. As iniciativas de melhoria do processo de ensino-aprendizagem têm resultado em incentivo ao raciocínio clínico e à aprendizagem ativa, bem como uma avaliação mais elaborada com oportunidade de feedback na percepção dos e residentes e preceptores.
Abstract: Health education is often carried out intuitively and following traditional pedagogical principles. There is currently a movement aimed at encouraging the insertion of wellestablished and proven pedagogical processes in other areas of knowledge for medical education. The lack of pedagogical development of teachers and preceptors makes the teaching-learning process difficult, resulting in residents training focusing on knowledge and not on professional competence. In addition, it may cause discomfort to preceptors and teachers who, without specific preparation, on how to teach and evaluate learners/residents, do so intuitively or even move away from preceptorship, impairing the quality of education. Preceptors are experts in performing all procedures, but without academic training about the teaching-learning process. This study aims to identify the previous knowledge and possible difficulties of preceptors and teachers in instruction of digestive endoscopy residency, aiming to systematize a training program based at the development of teaching skills of the preceptor in the Programa de Residência Médica em Endoscopia Digestiva (PREMED) of Hospital Universitário Onofre Lopes (HUOL). This is an exploratory, descriptive study involving preceptors and teachers working at HUOL PREMED. Initially, a questionnaire was applied to identify prior knowledge about teaching and learning, as well as the main difficulties. Then, two pedagogical training meetings were held and two manuals were prepared, one for residents and other for HUOL digestive endoscopy residency preceptors. At the end, the perceptions of residents and preceptors regarding the process of training in the endoscopy residency were analyzed. Eight preceptors participated, with working time in the preceptorship less than five years (75%), with little experience with teaching (37%). The main difficulties reported were about residents' assessment and the lack of pedagogical training about the process of formation in the residences. The preceptor’s handbook presents specific topics on teaching strategies, assessment; feedback and adult learning as well as program information issues. The perception of residents and preceptors was convergent about stimulating clinical thinking, active learning and the use of feedback both frequent and important tools in the teaching-learning process of residence. The preceptors of the HUOL endoscopy residency are young, with little time in preceptorship and little pedagogical experience. The manuals may support teaching development, a fact recognized as relevant and lacking in the aforementioned residency program. Initiatives to improve the teaching-learning process have resulted in encouraging clinical thinking and active learning, as well as a more elaborate assessment with opportunity for feedback on the perceptions of residents and preceptors.
URI: https://repositorio.ufrn.br/jspui/handle/123456789/28569
Aparece nas coleções:MPEENSA - Mestrado Profissional em Ensino na Saúde

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Desenvolvimentocompetenciaspedagogicas_Gois_2019.pdf3,68 MBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.