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Título: Fabulando em sala de aula: uma proposta para o letramento literário
Autor(es): Chagas, Alane Lívia Rocha das
Orientador: Paz, Ana Maria de Oliveira
Palavras-chave: Gênero fábula;Letramento literário;Ensino
Data do documento: 18-Jul-2018
Referência: CHAGAS, Alane Lívia Rocha das. Fabulando em sala de aula: uma proposta para o letramento literário. 2018. 134f. Dissertação (Mestrado Profissional em Letras) - Centro de Ensino Superior do Seridó, Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Natal, 2018.
Resumo: Esta pesquisa objetiva compreender de que forma o uso da fábula, trabalhada a partir dos letramentos de domínio dos alunos, pode contribuir para uma melhor receptividade do texto literário em sala de aula. Para isso, elaboramos uma atividade de intervenção a qual foi realizada em uma escola estadual, em uma turma do 8ºano (do fundamental), na cidade de Santa Cruz, no Rio Grande do Norte. Metodologicamente, orientamo-nos pela pesquisa-ação (THIOLLENT, 2002) perspectivando produzir conhecimentos e gerar informações suficientes para a transformação do contexto social/ escolar, sendo a colaboração entre pesquisador e pesquisados um dos elementos usados no sentido de buscar soluções democráticas para o problema observado. Com base na análise do problema, elaboramos um plano de ensino que se orientou pela proposta de sequência expandida (COSSON, 2011[2006]), fazendo uso de fábulas de Esopo e dos letramentos múltiplos (ROJO, 2009) – musical, familiar, escolar – integrando-os com as atividades de leitura e compreensão do gênero em questão. No tangente à abordagem, pautamo-nos na análise qualitativa dos dados, analisando as informações e fatos, sem nos deter a interpretação de números (BODGAN; BIKLEN, 1994), sendo nosso corpus os 44 textos, 11 vídeos e 8 fotografias que registram a sequência expandida aplicada. Em termos teóricos, baseamo-nos nos aportes estabelecidos por Cosson (2011[2006]), Kleiman (1995, 2005, 2006) Rojo (2009), Soares (2009), Terra (2014), Bakhthin (2006[1992]), Coutinho (1987), dentre outros. Os resultados indicam que os alunos reagiram positivamente em relação à recepção da fábula na perspectiva – dos letramentos múltiplos e da sequência expandida – na qual foi trabalhada. Consideramos que há necessidade de refletir acerca das metodologias usadas na escola condizente aos conteúdos literários e, também, da eficácia desses métodos, apontando uma possibilidade de ensino centrada nos interesses do educando, por acreditar que essa seja uma saída possível para a melhor aceitação da literatura como proposição de leitura e aprendizagem. Os efeitos dos múltiplos letramentos para o trabalho com o texto literário centra-se na relação conhecimento dominado/ motivação; observamos haver maior aceitabilidade do texto literário quando trabalhado a partir de letramentos que requerem habilidades já dominadas pelos educandos e/ ou envolvem motivações de ordem pessoal atreladas a letramentos outros que não o escolar.
Abstract: This research aims to understand how the use of the fable, based on students' domain literacies, can contribute to a better receptivity of the literary text in the classroom. Methodologically, we orient ourselves by action-research (THIOLLENT, 2002) aiming to produce knowledges and collect enough information for the social/school context, having a climate of collaboration between researcher and researched one of the elements used in the purpose of search democratic solutions to problem observed.Based on the analysis of the problem, we elaborated a teaching plan that was guided by the proposal of expanding sequence of (COSSON, 2011[2006]), making use of fables of Aesop and of the multiple literacies (ROJO, 2009), musical , family, school, integrating them with the activities of reading and understanding the genre in question. In the tangent to the approach, we focus on the qualitative analysis of the data, analyzing the information, facts, without stopping the interpretation of numbers (BODGAN; BIKLEN, 1994), being our corpus 44 texts, 11 videos, and 8 photographs, which record the sequence applied. In theoretical terms, we are based on the contributions established by Cosson (2011[2006]), Kleiman (1995, 2005, 2006), Rojo (2009), Soares (2009), Terra (2014), Bakhthin (2006[1992]), Coutinho(1987), among others. The results indicate that the students reacted positively regarding the reception of the fable in the perspective – of the multiple literacies and expanding sequence – in which it was worked. We consider that be need to reflect about of the methodologies used in the school relative to the literary contents and, also, about the efectiveness of these methods, poiting to a possibility of teaching centered on the interests of the learner, because we believe that be possible way out for better acceptance of literature as a reading and learning proposition. The effects of multiple literacies for the work with literary text centered on the relationship dominated knowledge/ motivation. We observed greater acceptability of the literary text when worked from literacies that require dominated skills by apprentices and/ or involve personal motivations which are linked to different literacies that aren’t school literacy.
URI: https://repositorio.ufrn.br/jspui/handle/123456789/28573
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